Polimero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO 1. POLÍMEROS
Mesmo sem percebermos, praticamente tudo que não é feito de metal ou madeira, é feito de polímeros. Eles estão integrados tão bem em nossa sociedade que designamos um único nome para esse tipo de material: o plástico. O plástico em si, é um polímero artificial, contudo, também são encontrados na natureza, como: celulose, algodão, lã de carneiro e seda do bicho-da-seda.
Osignificado da palavra polímero, em grego, é “muitas unidades de repetição”. Dessa forma, a partir de ligações covalentes entre dezenas de milhares de monômeros (unidades) é formado um polímero, como por exemplo: a polimerização do etileno (monômero) gera o polietileno (polímero), ou ainda, a polimerização do uretano gera o poliuretano (CANEVAROLO, 2002 apud FIGUEIREDO; AGOPYAN, 2006, p.4).
Porém,nesse universo dos plásticos, cada polímero se diferencia um do outro pelas suas características, modo de produção e aplicação (função). A partir dessas denominações, os plásticos podem ser divididos em duas categorias: os de uso geral e os de uso especial. Os de uso geral são mais facilmente encontrados e produzidos, como: polietileno, polipropileno, poliestireno e o PET grau garrafa, possuindocaracterísticas bem limitadas em comparação com os plásticos de uso especial, que possuem formulações especificam tanto quanto sua aplicação e um alto desempenho, como: poli(tetrafluoro-etileno) (PTFE) conhecido como Teflon, polímeros cristais – líquidos (LCP), poli(éter-cetona), polietersulfona (PSU) entre outros, que possuem um custo de produção bem superior do que o de uso geral (WIEBECK;HARADA, 2005, p.19).
Os plásticos de uso geral ainda podem ser divididos naqueles que são termorrígidos e termoplásticos. O termo termorrígido designa polímeros que uma vez moldados não podem ser fundidos e remodelados novamente, portanto não são recicláveis mecanicamente, como por exemplo: poliuretanos (PU) e poliacetato de Etileno Vinil (EVA), resinas poliésteres, resinas fenólicas, resinas epóxi eetc. Já o termo termoplástico se refere a um plástico que, a uma dada temperatura, apresenta alta viscosidade podendo ser conformado e moldado, como por exemplo: o polipropileno, polietileno, policloreto de vinil (PVC), entre outros (WIEBECK; HARADA, 2005, p.20).

Esse plásticos de engenharia estão em maior concentração na categoria de plásticos de uso especial, contudo, vale ressaltar quegrande parte deles eram de uso geral e, após melhorias, passaram a ter um alto desempenho. As modificações de propriedades podem acontecer em incorporações de fibras, cargas vegetais ou inorgânicas. Outra maneira de modificar as propriedades é a cura ou reticulação do plástico em questão,  conferindo mais resistência mecânica, térmica, elétrica, resistência ao desgaste, a intempéries e até a solventesorgânicos. Essa tecnologia envolve a irradiação de polietileno ou PVC, feita com feixe de elétrons, em aceleradores especialmente destinados a este fim, que podem ser ajustados conforme a aplicação do material irradiado (WIEBECK; HARADA, 2005, p.21).

1.1 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS ABORDADAS
Assim como qualquer outro material, seja como for utilizado, as condições do meio iram “botar emprova” suas resistências e fraquezas. É por esse motivo que são realizados testes de propriedades físico-químicas, através de procedimentos específicos, para medir essas resistências e fraquezas, para ser possível habilitar tal material para o uso.
Em toda essa diversidade de polímeros, nem todos plásticos estão qualificados para o uso na engenharia. De acordo com Wiebeck e Harada (2005), osplásticos de engenharia devem possuir os seguintes aspectos:
* Módulo de elasticidade elevado, mesmo a temperaturas relativamente elevada.
* Boa resistência ao impacto.
* Boa resistência à tração.
* Boa resistência à flexão.
* Estabilidade dimensional a alta temperatura.
* Resistência à degradação térmica e à oxidação.
* Resistência a reagentes e solventes.
*...
tracking img