Polimeros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Polímeros são substâncias provenientes da união de várias moléculas ou monômeros e muitos são substâncias naturais provenientes de animais e vegetais. Proteínas, carboidratos como celulose e amido, entre outros, o DNA e o RNA, são todos materiais poliméricos.
A partir da segunda Guerra Mundial a indústria de polímeros cresceu rapidamente uma vez que matérias-primas como o látex e aseda passaram a ser pouco disponíveis. Substitutos tiveram que ser desenvolvidos e melhorados. Ainda hoje a indústria de polímeros é uma das que mais cresce no mundo. Novos materiais são desenvolvidos a todo o momento e as aplicações são as mais variadas possíveis e, em quase tudo o que nos cerca existe algo feito de polímero.

Polímeros são moléculas muito grandes formadas por unidadesmoleculares que se repetem, denominadas monômeros. A reação pela qual os monômeros se unem para formar o polímero recebe o nome de polimerização.
Existem muitos polímeros naturais, por exemplo, a celulose que é um polímero da glicose que se encontra nas plantas. A nitração parcial da celulose com uma mistura dos ácidos nítrico e sulfúrico concentrados e o posterior tratamento do produto obtido comcânfora origina o celulóide, que é o primeiro plástico de importância comercial, usado para películas fotográficas e de cinema.
Os polímeros possuem propriedades físicas e químicas muito distintas das que têm os corpos formados por moléculas simples, ou seja, são muito resistentes à ruptura e ao desgaste, são muito elásticos e resistindo à ação dos agentes atmosféricos. Estas propriedades,juntamente com a sua fácil obtenção a baixas temperaturas, têm possibilitado a sua fabricação em grande escala. Os polímeros de estrutura unidimensional têm elevados pesos moleculares e são rígidos à temperatura ambiente, embora se tornem moles e flexíveis ao elevar a temperatura, denominando-se plásticos. O nylon, por exemplo, é um plástico duro extremamente resistente utilizado para vários fins,inclusive agrícola (Prato de semeadoras).
O processo de emaranhamento das cadeias lineares pode mudar a sua forma se a temperatura é suficientemente elevada, porém recuperam a forma primitiva ao fazer desaparecer a tensão. Agora o polímero é elástico e pode ser estirado sem se romper até um comprimento muito superior ao primitivo, neste caso o polímero recebe o nome de elastômero. Tem-se como exemplo aborracha natural e a artificial.
Os polímeros de estrutura tridimensional formam moléculas rígidas de pesos moleculares não muito altos que produzem substâncias duras, denominadas resinas.
Os polímeros podem dividir-se em dois grupos: polímeros de condensação, formados por eliminação de pequenas moléculas como a água, e polímeros de adição, formados por sucessivas adições de unidadesmoleculares que se encontram repetidas.
POLÍMEROS DE ADIÇÃO
Os polímeros de adição obtêm-se a partir de monômeros que contêm uma ou várias duplas ligações.
O resultado da polimerização de uma só classe de monômeros é um homopolímero, e a polimerização de dois ou mais monômeros distintos obtém-se um copolímero.
O cloreto de vinilo utiliza-se para obter o policloreto de vinilo, que é um dospolímeros de adição de maior consumo. O metacrilato de metilo polimeriza-se originando um polímero com excelentes propriedades ópticas, que se utiliza para fabricar lâminas transparentes e lentes de contacto.
O estireno ou vinilbenzeno copolimeriza-se com o butadieno para se obter a borracha sintética. O copolímero obtido consome-se em grandes quantidades na fabricação de pneus, o homopolímero obtidopode-se utilizar como fio nas fibras (Orlón) na fabricação de tecidos.
POLÍMEROS DE COMPENSAÇÃO
Entre os polímeros de condensação destacam-se as poliamidas, como o nylon. A etapa que controla a polimerização é a eliminação de água entre um ácido e uma amina para formar uma ligação amídica. Para preparar o nylon 6,6 aquece-se a 270ºC uma mistura de ácido adípico e hexametilenodiamina sob uma...
tracking img