Sistema educacional brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução



O presente trabalho de pesquisa visa apresentar os princípios e conceitos de cada teoria do currículo, além de analisar de que forma estas fundamentaram a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Ao identificar as abordagens e crenças que nortearam a construção do PCN, os professores poderão aplicar os conceitos e objetivos propostos de forma críticana elaboração dos projetos educativos da escola, práticas pedagógicas, planejamento de aulas, análise e seleção de disciplinas. A metodologia a ser aplicada será uma pesquisa bibliográfica sobre as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas para apresentar os principais conceitos identificados, seguida de uma análise de conteúdo do PCN para o ensino fundamental I (ciclos 1 e 2).Desenvolvimento



Iniciaremos pela apresentação de algumas definições de currículo encontradas em nossa pesquisa bibliográfica:



“(a) os conteúdos a serem ensinados e aprendidos; (b) os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais; (c) as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos; (d) os objetivos a serem alcançadospor meio do processo de ensino; (e) os processo de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização” (BRASIL, p18)



E que MOREIRA resume como as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos estudantes.

Além deentender o que é currículo, faz-se necessário entender quais foram as diferentes teorias que influenciaram o campo do currículo na construção do sistema educacional brasileiro. Para podermos, finalmente, analisar quais teorias que mais influenciaram a construção do PCN do ensino fundamental I.

Segundo vários autores, o currículo aparece pela primeira vez como um objeto específico de estudo epesquisa nos Estados Unidos dos anos vinte. No Brasil, a necessidade de se decidir o que ensinar foi impulsionada pela industrialização americana no início do século 20 e, mais fortemente, pelo movimento da Escola Nova na década de 20.

Silva resume as teorias do currículo em três grandes categorias de acordo com os conceitos que elas enfatizam:



(a) TRADICIONAIS - ensino; aprendizagem;avaliação; metodologia; didática; organização; planejamento; eficiência; objetivos.



(b) CRÍTICAS – ideologia; reprodução cultural e social; poder; classe social; capitalismo; relações sociais de produção; conscientização; emancipação e libertação; currículo oculto; resistência.



(c) PÓS-CRÍTICAS – identidade, alteridade; diferença; subjetividade; significação e discurso; saber-poder;representação; cultura; gênero, raça, etnia, sexualidade; multiculturalismo.



Parâmetros Curriculares Nacionais



Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são referências para os Ensinos Fundamental e Médio de todo o país. O objetivo do PCN é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir dasvarias áreas de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania. Não possui caráter de obrigatoriedade e, portanto, pressupõe-se que serão adaptados às peculiaridades locais. A própria comunidade escolar de todo o país já esta ciente de que o PCN não é uma colação de regras que pretendem ditar o que os professores devem ou não fazer. São, isso sim, uma referência para atransformação de objetivos, conteúdos, e didáticas de ensino. O PCN, marcado pela flexibilidade, não se configura, pois, como um modelo curricular homogêneo e impositivo, o objetivo é propiciar subsídios para a elaboração e reelaboração do currículo, respeitando as diversidades da sociedade. O PCN expressa uma proposta inovadora e abrangente entre ensino e sociedade atuando de forma decisiva no...
tracking img