O sistema educacional brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rede Pitágoras de Ensino
Pós-Graduação Rede Pitágoras






















Trabalho do Módulo a distância 01-2010: O Sistema educacional brasileiro: legislação e organização.















Aluno: Leonardo dos Santos Nobre














Sumário:


Introdução..........................................................Resumo.............................................................

Desenvolvimento..............................................

Considerações Finais......................................

Referências Bibliográficas..............................



















Introdução:

Esse trabalho representa um novo momento em minha formação momento que exige empenho já que o tema fazparte de minha escolha profissional e provoca uma reflexão do modelo de educação que estamos vivenciando nos dias de hoje.
O desafio de analisar as várias questões que envolvem a educação no Brasil se torna-se extremamente interessante quando percebemos que deve-se levar em conta fatores políticos, econômicos e sociais na busca de pistas para entender as dificuldades de se construir umsistema de ensino capaz de atender a todas as demandas da sociedade.
O Brasil possui um histórico de exclusão difícil de ser esquecido quando nos dias de hoje ainda podemos ver seus reflexos nos bancos escolares por todas as regiões marcando o futuro de grande parcela da população que sente na carne a falta de políticas publicas que promovam a qualidade no ensino para todos.
Aolongo desse trabalho várias questões são analisadas como: A qualidade do ensino, e desvalorização do magistério, a questão da gratuidade do ensino e inúmeras outras questões que estão na pauta de discussão por todos os grupos envolvidos na melhora do ensino no Brasil e na possível construção de um ensino moderno e atualizado, com esse mundo globalizado e tecnológico que estamos inseridos.O principal objeto desse trabalho é compreender as mudanças que precisam ser colocadas em prática nos dias de hoje para melhora da educação na luta por um país mais justo e que garanta igualdade de condições para os cidadãos que fazem parte dessa nação em um processo meteórico de transformação.
































Resumo:


Esse trabalho tem comoobjetivo promover a reflexão de como encontra-se a educação no Brasil nos dias de hoje, buscando como referência o Art. 206 da Constituição Brasileira de 1988, utilizando como pano de fundo a História da educação em nosso país para buscar compreender de maneira mais completa as dificuldades herdadas ao longo de séculos de dominação por uma elite branca que promoveu um histórico de exclusão deelementos das classes populares. Por ultimo o desafio de pensar possíveis soluções para as o futuro da educação no Brasil entendendo que essas questões nunca serão esgotadas.













Desenvolvimento:


De acordo com o Art. 206 da Constituição Federal do Brasil (1988), ao analisarmos o principio I que prevê a igualdade de condições para o acesso e permanência naescola, tendo como base o texto do anexo 01, constatamos que atualmente estamos vivendo na educação brasileira um momento de grande aumento do acesso as escolas, nunca as salas de aulas estiveram tão cheias, entretanto, ainda revelam os números que estamos longe do ideal.
Encontramos 60% das crianças em idade escolar fora dos bancos escolares, e apenas 13% dos jovens estão em universidades,demonstrando que a universidade ainda é privilégio de uma elite, barreiras econômicas e sociais e a falta de infraestrutura prejudicam a expansão do ensino no Brasil.
Segundo o autor Geraldo Francisco Filho, em seu livro a educação Brasileira no Contexto Histórico, na prática não conseguimos desenvolver o famoso tripé: acesso,permanência e qualidade, o que se observa na atualidade é um...
tracking img