Sistema educacional brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FIJ
Faculdades Integradas de Jaguarepaguá
Debora Janaina da Silva

Evolução do Sistema Educacional Brasileiro

2011
EVOLUÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

A história da educação no Brasil tem início no período colonial, quando começam as primeiras relações entre o Estado e Educação por meio dos jesuítas, que chegaram ao Brasil, chefiados pelo padre Manoel da Nóbrega. O ensinopertencia a Igreja Católica, na qual a educação assegurava o domínio dos portugueses sobre os índios e negros escravos.
A educação Jesuítica era humanista por excelência, e seu esforço era desenvolver nos educandos, atividades literárias e acadêmicas que visavam à formação de um “homem culto”. O ensino era totalmente desinteressado, e sem preocupação com a qualificação para o trabalho. O ensino daépoca, praticado pelos jesuítas, não tinha utilidade prática para uma economia praticamente voltada para a agricultura e trabalho escravo.
Até meados dos anos vinte, a educação brasileira era um instrumento que detinha poder econômico e político, dividindo classes sociais.
É importante ressaltar que o surgimento da escola pública se teve a partir da educação jesuítica, pois visavam uma escola paratodos. Através da catequese, os jesuítas, tornavam o índio em um cristão, e sua conversão era muito importante para a Igreja Católica.
Os jesuítas eram responsáveis tanto na formação dos educandos, quanto na formação dos educadores. Ao mesmo tempo em que ensinavam, introduziam uma nova cultura, e preparavam a população para o domínio europeu.
Nesse sentido, a escola dos jesuítas estavatotalmente a serviço do poder, pois era a única que existia, tanto para servir a elite como para servir os índios e os colonos.
O ensino jesuítico era baseando em um documento, baseado nas Regras do Colégio Romano, nomeado com Ratio Studiorum (Plano de Estudos), que era constituído por elementos norteadores de um currículo básico e princípios pedagógicos gerais, para serem seguidos por todos oscolégios.
O princípio do Ratio era de unificar o sistema de ensino da Ordem transmitindo conhecimento, fazendo com que o homem tivesse uma consciência Cristã não somente nacional, mas universal.
Com a queda da mineração, entre outras coisas, o fanatismo religioso fez com que Portugal entrasse em decadência econômica. Marquês de Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência em que se encontravadiante das outras potencias européias da época. A educação jesuíta não convinha com os interesses comerciais emanados por Pombal. Os jesuítas tinham o objetivo de servir pela fé, Pombal queria organizar a escola para servir ao Estado.
Em função dos objetivos diferentes com os da Corte, os jesuítas foram expulsos da Corte. Surgem as dificuldades no sistema educacional, antes dominada pelosjesuítas. O Estado assume pela primeira vez, os encargos da educação fornecendo aulas-régias
Com a mudança da Família Real, permitiu-se uma nova ruptura com a situação anterior. Para atender as necessidades de sua estadia no Brasil, D. João VI criou os primeiros cursos superiores não teológicos na Colônia. Com D. João VI nascia não apenas o ensino superior, mas também se iniciava um processo de autonomiae independência, que iria resultar na Independência Política.
A independência política não modificou de imediato a situação do ensino no Brasil. A educação continuou tendo uma importância secundária. Na tentativa de suprir a falta de professores, foi estabelecido um método de “ensino mútuo”, pelo qual o aluno treinado, ensinava para um grupo de dez alunos, sob vigia de um inspetor.
Em 1826, umDecreto instituiu quatro graus para a educação: Escolas primárias, Liceus, Ginásios e Academias. Em 1834 o Ato Adicional dispõe que a província passaria a ser responsável pela administração do ensino primário e secundário. Graças a isso, em 1835, surge a primeira Escola Normal em Niterói – RJ.
Em 1837 foi criando no Rio de Janeiro o Colégio Dom Pedro II, com o objetivo de se tornar um exemplo...
tracking img