Sistema educacional brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema educacional brasileiro: um sistema de muitas especificidades

Izabela Pereira e Lopes – RA 350582 –
izabela.lopes@aedu.com
Luciana de Oliveira e Silva – RA353289 –
lumesquita.oliveira@hotmail.com.br
Maria de Fatima da Silva Santos – RA 353440 –
mariasantos3@aedu.com
Rosimeire Marques de Moura – RA 369071 –
jaimeneto-16@hotmail.com
Shirlei Domingos de Oliveira Pires – RA353435 –
shirleidomingosoliveira@hotmail.com

Resumo
A Constituição Federal de 1988 coloca a educação como sendo obrigatória e como responsáveis pelo acesso a educação o Estado e a família, o Estado como provedor e família como auxiliar no sentido de promover o acesso à educação. A Carta Magna estabeleceu também que somente a União é capaz de legislar sobre as diretrizes e bases da educação, masatravés de legislação complementar, então em 1996 é sancionada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Tal lei específica o caráter administrativo de cada sistema de ensino (federal, estadual e municipal). Caracteriza os níveis de ensino em dois sendo eles, educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e educação superior. Além de qualificar as modalidades deensino em educação de jovens e adultos, educação profissional, e educação especial. E finalmente novas diretrizes do Ministério da Educação e Cultura, estabelecem diretrizes para uma nova modalidade de ensino o Ensino à Distância. Que atualmente cresce consideravelmente em quantidade de alunos e cursos oferecidos.

Palavras-chave: Diretrizes e bases; níveis de ensino; educação básica; educaçãosuperior; EAD.

Abstract
The 1988 Constitution places education as compulsory and as responsible for access to education, state and family, the state as provider and family as an aid to promote access to education. The Constitution also established that only the Union is able to legislate on the basis of guidelines and education, but through complementary legislation, then in1996 it sanctioned the Law of Guidelines and Bases of National Education. This law specifies the administrative character of each school system (federal, state and municipal). It features two levels of education they were, basic education (kindergarten, elementary and middle school) and higher education. Besides qualifying the methods of teaching in adult and youth education, vocational education and specialeducation. And finally, new guidelines from the Ministry of Education and Culture, establish guidelines fora new kind of education the Distance Learning. Currently grows considerably in number of students and courses offered.

Keywords: Guidelines and bases, levels of education, basic education, higher education distance education.

Introdução
A educação como conhecemos e vivenciamos hoje no Brasil passoupor várias mudanças desde o início do século XX, quando a educação começou a ser considerada como essencial para a realização de tarefas nas novas fábricas que estavam surgindo no Brasil de 1930. As legislações começaram a tratar das responsabilidades e das diretrizes da educação. Mas somente a Constituição Federal de 1988, colocou a educação como uma obrigação do Estado e da família. Eespecificou que haveria uma legislação complementar que daria as diretrizes e bases da educação, a LDB sancionada em 1996. Então o presente artigo vai tratar dos níveis de ensino e de quem é responsável por cada um deles: educação básica (estados, municípios e Distrito Federal) e educação superior (União). E também das modalidades de ensino focando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Ensino àDistância (EAD).

1.Qualificação do sistema educacional brasileiro
A Constituição Federal em seu artigo 22 inciso XXIV, afirmar que cabe somente a União legislar sobre as diretrizes e bases da educação nacional. E no parágrafo único do citado artigo, diz que lei complementar autorizará os Estados a legislar sobre questões específicas. No caso da educação, os Estados poderão fazer acréscimos ou...
tracking img