Filosofia bittar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA 1: PRÉ-SOCRÁTICOS E SOFISTAS: RAZÃO, DISCURSO E RELATIVISMO DA JUSTIÇA
DATA: 01/10
No contexto histórico do aparecimento desses filósofos pré-socráticos surgem no momento da democratização deAtenas, século V a.C. Tendo como característica a passagem da filosofia cósmica, mística para a antropológica, onde passaram os conceitos de in/justiça dos deuses para os homens.
A preocupaçãodesses filósofos em explicar as coisas propuseram que toda matéria era formada das 4 substâncias elementares –fogo, agua, ar e terra. A maior herança dessa época vem de Demócrito, onde tudo é feito dapartícula invisível e indivisível denominada átomo, que é a base da nossa química atual.
Após essa fase, surge o movimento sofista, Suas contribuições foram colocar o homem no centro das atenções,para os estudos da poética e gramática e a oratória jurídica.
Os sofistas eram dedicados à retórica, visando o preparo de novos dirigentes, ou seja, eles eram tecnicistas, mestres na arte daargumentar e do discurso, mas nunca constituíram uma escola. Negadores da ciência (toda pessoa tem o seu próprio modo de ver as coisas). Sócrates confrontou os sofistas e os ridicularizava tendo provar queeram falsos sábios.

TEMA 2: SÓCRATES: ÉTICA, EDUCAÇÃO, VIRTUDE E OBEDIÊNCIA
DATA: 01/10

Nasceu Sócrates em 470 ou 469 a.C, filho de Sofrônico, escultor e de Fenáreta, parteira. Viveu até 399a.C. Para ele o funcionamento do Universo estava dentro de uma concepção cientifica, a verdade esta ligada ao bem moral do ser humano. Suas ideias foram conhecidas através dos diálogos de Platão.Ironia: Sócrates adotava sempre o diálogo assumia humildemente a atitude de quem aprende e ia multiplicando as perguntas até colher o adversário presunçoso em evidente contradição e constrange-lo àconfissão humilhante de sua ignorância  ironia socrática. Maiêutica
Lei é o preceito de obediência incontornável, instrumento de coesão social que visa à realização do bem comum.
Seu legado foi a...
tracking img