Sistema de transporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: MBA em Logística Empresarial
Disciplina: Sistema de Transportes

ALUNOS:
Lauriston Custódio da Silva Neto
Inês Cristina R. de Jesus

DEZEMBRO/2012
Melhorar a Disponibilidade Imediata de Veículos para uma Indústria Alimentícia em Aparecida de Goiânia.

INTRODUÇÃO
A Empresa pesquisada é líder mercado nos seguimentos de farinha de trigo doméstica e de mistura para bolos e a segunda maiorempresa nacional no seguimento de massas alimentícias, ela produz, distribui e comercializa diversas linhas de produtos que são: farinha, massas, mistura para bolo, sobremesas, fermentos e biscoitos. Ela tem uma atuação de mais de 70 anos no mercado, e foi fundada em 1939.
Atualmente o fluxo de carregamento e entrega nessa Indústria de Alimentos, em Aparecida de Goiânia, tem sido um grande desafio,no que tange a minimização do “lead time” para que os produtos sejam carregados de forma eficiente evitando atrasos e quando os pedidos estão separados a presença de veículos na doca para que seja feito o carregamento. Durante o processo de carregamento os veículos são solicitados no mesmo dia em que é feito o faturamento dos pedidos e na maioria das vezes os mesmos não estão disponíveis no tempodeterminado para execução do serviço.
O serviço de armazenagem e distribuição é terceirizado e a empresa que executa a operação logística acaba por ter que contornar essa dificuldade pelo fato de receber as DTs (documentos de transportes) para separar e carregar as cargas, e na maioria das vezes sem ter o veículo disponível na doca, o que impede que as metas de toneladas diárias sejam alcançadaspor parte da Empresa terceirizada e, as entregas sejam feitas no tempo determinado, que é a meta da Indústria de Alimento.

OBJETIVO
- Reduzir do tempo de espera de disponibilidade de veículos para carregamento no horário solicitado pela Indústria de Alimentos.

PROBLEMA
O problema abordado pela Empresa se refere à dificuldade na contratação de veículos imediata, pois o volume gerado no dia dofaturamento é o que deve ser entregue aos clientes, isso até às 12h. O que é gerado após esse horário é programado para carregamento no dia seguinte.
A metodologia da empresa para definir entregas é de acordo com a solicitação do cliente, por exemplo, um determinado cliente só aceita a entrega se for feita em um veículo que tenha somente os produtos que ele solicitou, enquanto outro só aceita secada produto solicitado estiver em um pallet independente. Nesse processo de restrição de entrega, acaba dificultando ainda mais a disponibilidade de veículos, pois se for necessário um veículo para fazer três entregas, por causa dessa restrição e dependendo do volume da carga será necessário utilizar mais dois veículos, dificultando ainda mais a contratação dos mesmos.
A Empresa não possuifrota própria ela é toda terceirizada e não há contratos formados com nenhuma empresa de transporte, e sim é firmada uma parceria na contratação dos veículos de acordo com a disponibilidade do transportador e não da Indústria.
Segundo Calazans (2001), são diversos os complicadores que podem influenciar diretamente a eficiência da operação. Neste sentido, são destacados abaixo alguns dos principaisfatores que dificultam o processo de expedição:
- Atrasos de transportadoras; diminuindo o espaço na área de expedição com o material já separado;
- Quebra de simultaneidade entre o processo de “crossdocking” transformando a área de expedição em área de estocagem, caso seja solicitado este serviço;
- Atraso nas entregas; acaba por influenciar na perda de vendas, pois o cliente pode acabar desistindodo pedido.
Com base na dificuldade citada formula-se o seguinte problema: “Como viabilizar a contratação imediata de veículos para carregamento com o objetivo de atender os clientes no tempo solicitado por eles?”.
Por esse motivo, faz-se necessário uma análise dessa situação focando o alinhamento entre o faturamento e a disponibilidade do veículo para carregamento.

SOLUÇÕES PROPOSTAS
A...
tracking img