Advogado iniciante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A primeira entrevista com o cliente em 5 passos.

Hoje vamos conversar sobre aquela avaliação que fazemos na primeira entrevista com o cliente, para saber se aceitamos ou não um caso. Obviamentecada profissional tem o seu estilo e método.
Para os colegas que estão começando, o método que descrevemos serve de sugestão. Com o tempo você pode, e deve, mudar, adaptar e melhorar.

Um dica: se ocolega iniciante tiver secretária ou assistente, ajuda bastante se ela ou ele preencherem para você uma pequena ficha com nome, telefone, endereço, e-mail e um pequeno resumo do que o cliente quer.Isso pode ser feito quando o potencial cliente faz a primeira ligação agendando a consulta, ou quando ele chega em seu gabinete antes de você começar atendê-lo.

Muito bem, vamos começar oatendimento.

Passo 1- Comece perguntando: "Qual é o seu caso?" ou "O que posso fazer pelo Sr./Sra?". A resposta que surge geralmente é uma história de algo que aconteceu à pessoa, nem sempre na melhororganização possível, muitas vezes recheada de emoção, opiniões e de muitas outras coisas.

O ideal é não interromper a narrativa, para não impedir alguma lembrança importante. Também serve para irconhecendo o cliente e até já dá para adiantar um pouco de seu comportamento quando de um futuro depoimento pessoal em juízo, se ele se expressa bem sua versão dos fatos, se consegue se fazer entender comfacilidade, se consegue controlar sua emoção enquanto fala dos acontecimentos

Passo 2- Faça perguntas diretas para esclarecer detalhes do caso. Como aconteceu tal coisa. Por que isso teria ocorrido.Se alguma outra pessoa não mencionada teria tido participação nos fatos e, muito importante, pergunte ao cliente como ele pode provar todos os fatos que acabou de narrar a você. Lembre-se, falar e nãoprovar é o mesmo que não falar nada.

Passo 3- Repasse toda a história contada pelo cliente. Dessa vez faça sob a perspectiva da parte contrária. Preste atenção a possíveis falhas e variações...
tracking img