Sistema de arquivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ARQUIVOS

* O QUE É?

Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. Conforme cresce a capacidade dos discos e aumenta o volume de arquivos e acessos, esta tarefa torna-se mais e mais complicada, exigindo o usode sistemas de arquivos cada vez mais complexos e robustos. Existem diversos sistemas de arquivos diferentes, que vão desde sistemas simples como o FAT16, que utilizamos em cartões de memória, até sistemas como o NTFS, EXT3 e ReiserFS, que incorporam recursos muito mais avançados.
Não é possível gravar dados em um HD ou em qualquer outro dispositivo de armazenamento de forma a manter asinformações acessíveis e organizadas sem um sistema de arquivos (file system) - essencialmente, um tipo de estrutura que indica como os arquivos devem ser gravados e lidos pelo sistema operacional do computador.
É o sistema de arquivos que determina como as informações podem ser guardadas, acessadas, copiadas, alteradas, nomeadas e até apagadas. Ou seja, resumindo, toda e qualquer manipulação de dados em umdispositivo de armazenamento necessita de um sistema de arquivos para que estas ações sejam possíveis. Sem um sistema de arquivos, os dados armazenados seriam apenas um conjunto de bits sem utilidade.
Há vários sistemas de arquivos disponíveis, para os mais diversos sistemas operacionais e para as mais variadas finalidades.

* COMO FUNCIONA?
             Conceitualmente, arquivos sãomecanismos de abstração que fornecem uma forma de armazenar e recuperar informações em disco. A característica mais importante de qualquer mecanismo abstração é a forma de identificar os objetos como os quais o mecanismo trata.
 Quando um processo cria um arquivo, é preciso que tal arquivo receba um nome, normalmente dado pelo processo. Quando tal processo termina sua execução, o arquivo continua aexistir, podendo ser acessado por outros processos, usando para tanto o nome atribuído ao arquivo.
             O sistema de arquivos é a parte mais visível do sistema operacional. A maioria dos programas, lêem e escrevem em pelo menos um arquivo. O sistema de arquivos encara o disco como se este fosse composto simplesmente por uma seqüência de blocos de tamanho fixo. Cada bloco pode ser compostopor 1, 2, 4 ou mais setores físicos; desta forma, tamanhos possíveis de blocos (ou clusters) são 512 bytes, 1 KB, 2KB e assim por diante.

SISTEMA DE ARQUIVOS NTFS

O NTFS (New Technology File System) é o sistema de arquivos padrão para o Windows NT e seus derivados (2000, XP, Vista, 7, Server -- 2003 e 2008) [CARRIER, 2005]. O NTFS foi desenvolvido quando a Microsoft decidiu criar o WindowsNT: como o WinNT deveria ser um sistema operacional mais completo e confiável, o FAT não servia como sistema de arquivos por causa de suas limitações e falta de recursos. Na época, o que a empresa de Bill Gates queria era abocanhar uma fatia do mercado ocupada pelo UNIX. Anteriormente, ela já havia tentado fazer isso em parceria com a IBM, lançando o OS\2 - no entanto as duas empresas divergiam emcertos pontos e acabaram quebrando a aliança. O OS\2 usava o sistema de arquivos HPFS (High Performance File System - Sistema de Arquivos de Alta Performance), cujos conceitos acabaram servindo de base ao NTFS.

Características
Prós e Contras
Prós
* Aceita volumes de até 2 TB;
* O tamanho do arquivo é limitado apenas pelo tamanho do volume;
* Aceita nomes de volumes de até 32caracteres;
* Oferece suporte a compactação, criptografação e indexação;
* Oferece suporte a clusters de 512 bytes;
* É possível inserir imagem do sistema em um volume NTFS;
* É um sistema de arquivos muito mais seguro que o FAT;
* Permite políticas de segurança e gerenciamento;
* Volumes NTFS são menos vulneráveis a fragmentos;
* Melhor desempenho, em geral;
*...
tracking img