Incentivos e barreiras no comercio exterior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM HABILITAÇÃO BACHARELADO DA GRADUAÇÃO

ALEXSANDRO DA SILVA BARBOSA
CAROLINE PEREIRA MELO
CLAYMOND BECKMAN
FERNANDO GOMES SANTOS
FRANCISCO CESAR FEITOSA BEZERRA JUNIOR
MARIA YASMIN FERRO

INCENTIVOS E BARREIRAS AO COMÉRCIO INTERNACIONAL

FORTALEZA
2011

SUMÁRIOINTRODUÇÃO................................................................................................................3
INCENTIVOS AO COMÉRCIO INTERNACIONAL.....................................................4
DRAWBACK...................................................................................................................5
BARREIRAS AO COMÉRCIO INTERNACIONAL......................................................7
REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS...........................................................................11

INTRODUÇÃO

 A crescente globalização do mundo moderno vem ressaltando cada dia mais a importância do comércio internacional. A livre circulação de bens e serviços proporciona ganhos mútuos, beneficiando tanto países vendedores quanto países compradores. Entretanto, medidas ou políticas que restrinjamou distorçam a livre circulação de mercadorias atingem igualmente os benefícios oriundos do comércio internacional. Desse modo, torna-se imperativo um esforço comum entre os parceiros comerciais, na busca da remoção dos entraves comerciais e na elaboração de legislações e procedimentos comerciais transparentes.

  No atual cenário do comércio internacional, é de fundamental importância queesforços sejam desenvolvidos no sentido de aumentar significativamente a ínfima participação das exportações brasileiras no mercado mundial, cuja fatia situa-se atualmente em menos de 1%, cifra que não corresponde às dimensões da economia do país e muito menos às suas potencialidades.

  Com a queda das cotações do dólar, é importante para os exportadores recuperarem parte da rentabilidade através daredução dos custos, aumento de produtividade e renegociação dos contratos internacionais. Outra importante estratégia, por muitas vezes esquecida, é reavaliar os incentivos fiscais que podem estar sendo subaproveitados nas empresas ou até mesmo inutilizados.

Para atingir tal objetivo, é necessário o conhecimento e a identificação sistemática das barreiras existentes, bem como dosincentivos oferecidos. A exemplo do que já vem sendo feito por alguns dos principais participantes do comércio mundial, um levantamento como este, com foco na identificação das barreiras impostas às exportações brasileiras, mostra-se relevante não só para melhor informar os exportadores, mas também como subsídio às negociações internacionais que visem à eliminação dos obstáculos ao livre comércio. 
 Apesar de haver alguns incentivos e ferramentas tributárias oferecidas pelo governo às empresas que fazem comércio com terceiro países sejam comprando ou vendendo, ainda há um longo caminho a ser percorrido para o desenvolvimento deste setor.

  O cenário atual demonstra que o setor exportador e importador brasileiro, além de sofrer com a burocracia dos órgãos edocumentos, ainda carrega um grande ônus quando o assunto é pagamento de impostos. Neste cenário, as dificuldades são oriundas do pagamento antecipado de impostos, alta carga tributária, complexidade de cálculo dos impostos, longo prazo para recebimento de créditos tributários, entre outros.

  O papel das empresas, profissionais e governo envolvidos no comércio internacional, é de buscar umareflexão profunda sobre os modelos propostos de incentivos e melhorias para incremento do comércio exterior brasileiro.
 
 Por último, vale ressaltar que o êxito dessa iniciativa dependerá, sobretudo, do engajamento do governo e do setor importador e exportador brasileiro. Se a implementação de incentivos fiscais ainda está longe do ideal, a eliminação de barreiras e supressão de...
tracking img