Sistema de arquivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA OBEJETIVO

CURSO DE REDES DE COMPUTADORES

SISTEMAS DE ARQUIVOS EM LINUX

ALUNOS
ERICK VINICIUS
PATRYCK AUGUSTO
MURILO OLIVEIRA
WILDERSON NONATO
SERGIO


SUMÁRIO

1. CAPITULO DE INTRODUÇÃO 3
2. SISTEMAS DE ARQUIVOS EXT 4
2.1. EXT2 5
2.2. EXT3 7
2.3 EXT4 10
3. SISTEMAS DE ARQUIVOS XFS 13
4. REISERFS 14
5. CONCLUSAO 18
6. REFERENCIA19

1. CAPÍTULO DE INTRODUÇÃO

Um sistema de arquivos é o método e a estrutura de dados que um sistema operacional utiliza para administrar arquivos em um disco ou partição, ou seja, a forma pela qual os arquivos estão organizados em um disco. A expressão também é utilizada para se referenciar a uma partição ou disco que seja usado para armazenar os arquivos ou outros tipos de sistemas dearquivos. Alguém pode dizer “eu tenho dois sistemas de arquivos” significando que tem duas partições nas quais armazena arquivos ou “aquela pessoa está usando o sistema de arquivo estendido”, exemplificando o tipo do sistema de arquivo.
A diferença entre um disco ou partição e um sistema de arquivos é bastante significativa. Poucos programas (inclusive os programas que criam sistemas de arquivos)operam diretamente em setores não inicializados de um disco ou partição, e caso exista um sistema de arquivos ele será destruído ou danificado seriamente. A maioria dos programas trabalham em um sistema de arquivos e não funcionam em uma partição que não contenha um (ou que
contenha um de tipo errado).
Antes de uma partição ou disco ser usado como um sistema de arquivos ele necessita serinicializado, e a estrutura básica de dados necessita ser gravada no disco. Este processo é chamado criação de um sistema de arquivos.
Diversos são os sistemas de arquivos utilizados pelo LINUX:
 Ext2FS, Ext3FS, Ext4FS, Xia;
 CFS, TCFS, VFS, GFV, NFS, HPFS, SYSV;
 ReiserFS; JFS (IBM);etc...

2. SISTEMA DE AQUIVOS EXT

O primeiro sistema de arquivos estendido (ext) foi projetado por Remy Card eintroduzido no Linux em abril de 1992. O sistema de arquivos ext foi o primeiro a utilizar o comutador do Sistema de Arquivo Virtual (VFS) implementado no kernel 0.96c e suportava sistemas de arquivos de até 2 gigabytes (GB).
Após a inclusão do VFS (Virtual Filesystem) no núcleo inicialmente escrito por Chris Provenzano, depois reescrito por Torvalds, Rémy Card criou o Ext em 1992, que foiincluído no Linux 0.96c. Esse sistema de arquivos estendeu o limite do volume para 2 GiB e o tamanho do nome de arquivo para 255 caracteres.
O Ext ainda tinha alguns problemas, como a falta de suporte a modificação em nós-i e no tempo de modificação do arquivo. E com o uso, o sistema ficava fragmentado e lento. No início de 1993 foram disponibilizados 2 novos sistemas: o XiaFS, de Frank Xia, tambémbaseado no Minix; e o Ext2, que tornou-se o sistema de arquivos padrão para instalações Linux.

2.1. EXT2

Sem dúvida alguma o EXT2 foi uma evolução e tanto em relação ao EXT, pois neste sistema de arquivos muitas melhorias foram implantadas, fazendo deste modo com que o Linux tivesse um sistema de arquivos com recursos importantíssimos para uma boa administração de sistemas, tais como o suportea regras de permissões bem definidas. A estrutura do EXT2 pode ser definida assim:
.: Boot Block – Onde são gravadas as informações necessárias para a inicialização do sistema.
.: Inodes – Ficam armazenadas todas as informações sobre cada arquivo: Permissão de acesso, tipo de arquivo, identificação, dono do arquivo, data que foi criado e modificado, tamanho e a localização para o bloco de dadosonde o arquivo está guardado.
.: Diretórios – São tipos de arquivos especiais que armazenam uma lista de todos os arquivos e subdiretórios subordinados a ele.
.: Links - Um recurso muito interessante no qual pode se apontar para um outro arquivo ou diretório qualquer.
Quando se fala em arquivos e diretórios no Linux, falamos em tudo, literalmente. Ao contrário do Windows, que trata...
tracking img