Setor sucroalcooleiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SETOR SUCROALCOOLEIRO

ARTIGO: SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL NO SETOR SUCROALCOOLEIRO: Anuário da Produção de Iniciação Cientifica Discente, Vol.XII, N°.14, Ano 2009.

O Setor Sucroalcooleiro, vem se desenvolvendo cada vez mais ao longo dos anos, o Brasil tornou-se o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, sendo assim de extrema importância destacar as vantagens e aqualidade de vida que está sendo gerada através das industrias sucroalcooleiras, e todos seus benefícios, como também sua responsabilidade diante ao meio ambiente.

Dessa forma o artigo apresentado ressalta a preocupação com o meio ambiente e com o social englobando assim a economia. Esse assunto foi bastante discutido ao longo desses anos, e atualmente as industrias sucroalcooleiras vemdestacando –se diante a dessa preocupação. Quando se fala em sustentabilidade, se fala em assegurar o atendimento das gerações futuras e atenderem às suas necessidades, pois essas industrias tem sua importância na economia, na geração de empregos caracterizando na qualidade de vida da sociedade.

O setor sucroalcooleiro pode contribuir de forma relevante com uma forma de produção eficiente eambientalmente correta. Produção mais limpa é uma estratégia ambiental preventiva aplicada a processos, produtos e serviços para minimizar os impactos sobre o meio ambiente. Como as energias alternativas e renováveis produzidas através da cana-de-açúcar , que tem um papel a ser desempenhado na contribuição da diminuição do alto consumo de combustíveis fosseis ( co2 ), os quais contribui para a poluiçãoatmosférica.

É importante lembrar que as industrias sucroalcooleiras estão tendo consciência à cada dia , e desenvolvendo novas tecnologias. Elas conseguem produzir energia elétrica através de resíduos de biomassa da cana-de-açúcar , gerando uma diversidade de outros subprodutos para outras industrias, como a de madeira, papel e entre outras, uma alternativa de economia que todos dessessetores deviam analisar e colocar em pratica.

Atualmente o Estado de São Paulo lidera a produção de cana – de – açúcar no Brasil, devido a sua localização geográfica e sua grande extensão territorial, país também é o maior produtor e exportador desses principais produtos derivados da cana – de açúcar, podendo se destacar ainda mais devido a fabricação do etanol, uma fonte limpa e renovável deenergia, que reflete positivamente ao meio ambiente.

Portanto, deduz que com o crescimento em evolução mais empregos serão gerados, um desenvolvimento na dimensão social e na sustentação econômica do país. Proporcionando as famílias brasileiras mais oportunidades profissionais, buscando melhorias na qualidade de vida.
Outro ponto positivo neste setor é a diminuição de migrações e oalto nível populacional urbano das pessoas do campo na ocupação de serviços nos grandes centros urbanos, correspondendo uma melhoria na qualidade de vida dessas pessoas, trazendo ate elas maior possibilidades, na educação, na cultura, e no conhecimento de ampla diversidades. Quantos desempregados que estão passando por situações difíceis que podem estar ocupando essas vagas, oferecendo novasoportunidades à suas famílias.

A população em si, se preocupam só com os pontos negativos que essas industrias trazem, não tendo em vista seus pontos positivos, suas vantagens, e o que pode ser feito para a melhoria neste setor diante das causas ainda prejudiciais. A preocupação é constante, e cada fez mais soluções, e tecnologias vão sendo apresentadas e desenvolvidas para resultados propiciais,e melhoria na qualidade de vida do meio ambiente e da população.

Desde seu surgimento, as industrias de cana –de- açúcar sofrem constante turbulências de criticas e incentivos. Enquanto alguns empresários demonstram a imagem da industria sucroalcooleira como importante para o país, a sociedade, ao contrario, se mostra contra, justificando que a industria sucroalcooleira é a...
tracking img