Setor sucroalcooleiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SETOR SUCROALCOOLEIRO1 ACADÊMICOS DO CURSO DE AGRONEGÓCIO2

RESUMO Um dos cultivos de maior importância em todo o mundo, a cana-de–açúcar ocupa mais de 20 milhões de hectares, com destaque para o Brasil, que, com uma área plantada de cerca de 7 milhões de hectares, ocupa o 1º lugar no ranking de produção mundial. No Brasil, o setor sucroalcooleiro apresenta um PIB (Produto Interno Bruto) de US$48 bilhões. A produção de etanol aproxima-se dos 40 bilhões de litros, o Brasil corresponde a 15 bilhões deste total. A produção de açúcar na safra 2011/2012 foi de 35.922 toneladas. Palavras-chave: cana-de-açúcar, etanol, sucroalcooleiro, produção. RESUMEN Una cosecha de gran importancia en todo el mundo, la caña de azúcar ocupa más de 20 millones de hectáreas, principalmente a Brasil, que, conuna superficie plantada de alrededor de 7 millones de hectáreas, ocupa un lugar en situándose en el puesto de la producción mundial. En Brasil, el sector de la caña de azúcar tiene un PIB (Producto Interno Bruto) de EE.UU. $ 48 mil millones. La producción de etanol es de cerca de 40 mil millones de litros, Brasil representa 15 mil millones de este total. La producción de azúcar en 2011/2012 lacosecha fue 35,922 toneladas. Palabras clave: caña de azúcar, etanol, azúcar y alcohol, producción.

1 Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos do Agronegócio. 2Acadêmicos do curso: Ariane Ale, Michelle Furtado, Mirian Marques, Rosineide Alves.

INTRODUÇÃO O setor sucroalcooleiro vem se desenvolvendo desde a época da chegada dos portugueses ao Brasil. Um cultivo de grande importância, acana-deaçúcar, chegou ao país em 1532. Desde essa época, o sucesso do setor já era garantido. Apesar de ter passado por momentos críticos, conseguiu se estabilizar e hoje o Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo. A cana ocupa cerca de 7 milhões de hectares, o equivalente a 2% de toda a terra arável do país. É um produto de grandes utilidades que tem bastante rentabilidade na economiabrasileira. Os governantes preocupados com o crescimento brasileiro, criaram o Programa Nacional do Álcool, o ProÁlcool, com o objetivo de substituir os carros que eram movidos por combustíveis derivados do petróleo por carros com motores que funcionavam com o álcool. O Brasil é o país mais avançado, do ponto de vista tecnológico, na produção e no uso do etanol como combustível. No Brasil, 80% dabioeletricidade vêm dos canaviais e é produzida há décadas na agroindústria canavieira.

CANA-DE-AÇÚCAR: SURGIMENTO E HISTÓRIA

A cana-de-açúcar é uma planta que tem origem do sul e sudeste asiático, seu nome científico é Sacchraumspp pertencente à família Poaceae. No continente Europeu ela foi cultivada na Espanha e posteriormente levada para as Américas no período das Grandes Navegações.Um dos propósitos para a descoberta de novas terras era a falta de áreas cultiváveis na Europa para a plantação de cana-deaçúcar. Portugal realizava o cultivo nas ilhas de Cabo Verde, Açores e Madeira, porém mesmo assim eram poucas as terras apropriadas para a cultura. Com a descoberta do Brasil, a cana-de-açúcar chegou à América. No ano de 1532, as primeiras mudas foram trazidas para o Brasil naexpedição marítima de Martim Afonso de Souza. Inicialmente, foi plantada em massapê, sob o clima tropical quente e úmido, com mão-de-obra escrava africana, começando assim o Ciclo da Cana-de-Açúcar. A necessidade de colonizar a terra e explorar suas riquezas fez com que Portugal instalasse engenhos produtores de açúcar no litoral do país, essa cultura foi escolhida por se tratar de um produto dealto valor no mercado europeu e por seu consumo crescente na Europa. No Brasil, inicialmente a capitania de maior produção era a de Pernambuco, de Duarte Coelho, onde foi criado o primeiro centro açucareiro do país. Depois o plantio se estendeu para as capitanias da Bahia de Todos os Santos, São Tomé (Rio de Janeiro) e São Vicente (São Paulo). As duas últimas, foram as primeiras a lucrar com o...
tracking img