Setor sucroalcooleiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
USINA DE AÇÚCAR SANTA TEREZINHA LTDA.



1 DADOS GERAIS






1.1 História



As informações seguintes foram obtidas através de pesquisas eletrônicas, por fontes secundárias e outras informações concedidas pela Assessoria Financeira da usina.
A família Meneguetti detém o capital social da USINA DE AÇÚCAR SANTA TEREZINHA, localizada no noroeste do Paraná,e faz parte dos pioneiros da região de Maringá que chegaram antes mesmo que a cidade fosse fundada.
O primeiro passo para o crescimento do GRUPO se deu em 1964. A empresa adquire uma quota de produção e transforma o engenho localizado no Distrito de Iguatemi, município de Maringá, na USINA DE AÇÚCAR SANTA TEREZINHA LTDA.
O empreendimento cresceu e em 1971 os registroshistóricos da empresa indicavam os seguintes resultados de produção:

|Moagem de cana |116.000 t |
|Área plantada |1.548 ha |
|Produção de Álcool |633 m3 |
|Produção de Açúcar |8.300 t |


O início do seu grande salto se daria com o PROÁLCOOL instituído em 1974. A USINA SANTA TEREZINHA implanta em 1975 oprimeiro projeto para produção de 60 m3 / dia de álcool hidratado. O segundo projeto de ampliação da produção de álcool hidratado ocorre em 1981, com a entrada em operação da unidade produtora de 120 m3 / dia, totalizando a capacidade nominal de 180 m3 / dia de álcool carburante.
Em paralelo ao aumento da produção de álcool, foi ampliada a produção de açúcar que, na época, eracomercializada integralmente no mercado interno.
A produção de cana-de-açúcar, álcool e açúcar na fase pioneira tiveram a seguinte evolução:
EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO
[pic]



1.2 Ciclo de expansão





Na segunda metade dos anos 80, algumas destilarias de produtores de álcool, implantadas com elevados percentuais de financiamento, se encontravam paralisadas porproblemas técnicos e financeiros. Naquela oportunidade, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE induziu e apoiou o GRUPO SANTA TEREZINHA para adquirir, sanear e colocar em produção duas dessas destilarias de álcool.
A COVAPI – Cooperativa Agrícola dos Produtores de Cana do Vale do Pirapó Ltda., no município de Paranacity, que posteriormente passou a operar com o nome deDestilaria de Álcool São José S.A, foi adquirida em agosto de 1987.
Em janeiro de 1989 foi adquirida a COTAL – Cooperativa Agrícola dos Produtores de Cana de Tapejara Ltda., localizada no município de Tapejara, que passou a operar com a razão social de Destilaria Julina S.A.
Em 1992 foi adquirida a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores de Cana de Icaraima Ltda. -COPICAR, a qual estava paralisada a mais de dois anos com as instalações físicas, equipamentos e veículos sem condições de operação. Os maiores bancos credores, Banco do Brasil S.A. e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, refinanciaram os débitos da COPICAR e aportaram novos financiamentos para plantio de cana-de-açúcar e readequação do parque industrial. Em 1994 entra emoperação, a Usina de Álcool e Açúcar Ivaté S.A., localizada no Município de Ivaté, Noroeste do Paraná.
A diretoria da USINA DE AÇÚCAR SANTA TEREZINHA, além das aquisições dessas unidades de produção não deixou de investir na ampliação e melhorias dos canaviais, modernização permanente do parque industrial das usinas e, principalmente na diversificação da produção. Entre 1993 e 1996 oGRUPO SANTA TEREZINHA implantou 4 novas fábricas de açúcar, com reconstrução total da unidade de Maringá, além das fábricas das unidades de Tapejara (1993), Paranacity (1994) e Ivaté (1996).

EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO
[pic]

3. Atualmente


Hoje a Usina de Açúcar Santa Terezinha Ltda, uma agroindústria, do setor sucroalcooleiro, conta com 7 unidades produtivas de moagem de cana de...
tracking img