Setor sucroalcooleiro e qualidade de vida dos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Com significativa presença na economia brasileira, a cultura da cana-de-açúcar é importante para o país desde a sua colonização. Hoje, mais do que nunca, pode-se constatar a importância desta cultura para o crescimento econômico brasileiro, onde se aproveita absolutamente tudo. A cana de açúcar, de origem totalmente renovável, gera açúcar, álcool anidro (aditivo para a gasolina),álcool hidratado, além de possibilitar a geração de energia elétrica através da queima do bagaço e a produção de plástico biodegradável a partir do açúcar, o PHB (polihidroxibutirato) (ORTEGA, 2003).
O Brasil atualmente é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, com uma colheita anual de aproximadamente 426 milhões de toneladas, na safra 2006/2007, segundo a União de Indústrias deCana-de-Açúcar (ÚNICA, 2007).
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, 2005) estão regularmente cadastradas 387 (Trezentos e oitenta e sete) usinas de álcool e açúcar no país.
O setor de açúcar e álcool movimenta 6% do PIB e, segundo projeções da indústria sucroalcooleira, a produção deverá crescer 50% até 2010, tendo em vista as demandas internacionais e o crescimento datecnologia de motores de combustível flexíveis (Jornal da USP, 2006).
Outro aspecto positivo segundo dados da USP (2006) é a sazonalidade do setor sucroalcooleiro. Na região Sudeste, a safra se estende de maio a novembro, período seco, ou seja, aquele onde ocorre a diminuição de oferta de energia gerada pelas usinas hidrelétricas . Dentre os aspectos negativos do setor, se destaca fator polêmicocomo a escravidão dos trabalhadores cortadores de cana-de-açúcar que se fundamenta no domínio angariado nas guerras, como na antiguidade, mas, sim, em fatores econômicos.

No mundo atual em que a globalização foi extremamente generosa ao distribuir mazelas e mesquinha ao compartilhar os benefícios como os empregos de boa qualidade para os menos favorecidos, a exploração do trabalho do homem emcondições degradantes tem como causa, inegavelmente, a pobreza, localizada em determinadas regiões do mesmo país ou de um país para outro (SOARES, 2008, p. 4).
Verifica-se que exemplos disso são encontrados fartamente no Brasil, em pleno Século XXI, apesar dos esforços das autoridades encarregadas de combater tão grave prática, publicados nos jornais, principalmente no setor sucroalcooleiro.Segundo dados da Pastoral dos Migrantes (2006) a maior parte dos trabalhadores que se encontra em condições análogas ao trabalho escravo no Brasil atua no corte da cana-de-açúcar. Desde o primeiro dia em que se plantou esse produto no Brasil, a cena não mudou: é um facão para cada ser humano, um sol de rachar, algumas cobras e muitas toneladas de cana para cortar e carregar.
De acordo com Alessi eScopinho (1994) o trabalho de corte de cana-de-açúcar caracteriza-se por trabalho intensivo onde se exigem dos funcionários alta produtividade em tempo limitado, porém em condições quase sempre inadequadas de trabalho, visto à exposição ao ambiente, deficiência de equipamentos de proteção e processos de trabalho rudimentares que facilitam a aquisição de morbidades. Tais condições acabam levando àinsatisfação, cansaço excessivo, queda de produtividade, problemas de saúde e acidentes de trabalho.
Pode-se observar conforme relatam Alessi e Scopinho (1994) que há algum tempo, a qualidade de vida deixou de ser associada apenas à prática de exercícios físicos ou considerada um sonho pessoal.
Vale ressaltar que do ponto de vista ambiental temos o uso da queimada como prática comum para a colheitada cana; nesta época do ano (junho a outubro) aumentam os casos de problemas respiratórios pela presença no ar de substâncias tóxicas emitidas pelas queimadas, além da fuligem que chove diariamente sobre a cidade. Essas ocorrências devem ser lembradas quanto se quer alcançar a qualidade de vida.
A atividade de corte de cana-de-açúcar é geradora de empregos no interior do país e tem atraído...
tracking img