Mulher dentro da sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera - Uniderp

INTRODUÇÃO
Parte superior do formulário

Mulheres e homens ao longo de boa parte da história da humanidade desempenhavam papéis sociais muito diferentes. As diferenças sexuais sempre foram valorizadas ao longo dos séculos pelos mais diferentes povos em todo o mundo. Algumas culturas – como a ocidental – associaram a figura feminina ao pecado e à corrupçãodo homem, como pode ser visto na tradição judaico-cristã. Da mesma forma, a figura feminina foi também associada à idéia de uma fragilidade maior que a colocasse em uma situação de total dependência da figura masculina, seja do pai, do irmão, ou do marido, dando origem aos moldes de uma cultura patriarcalista e machista. Assim, esse modelo sugeria a tutela constante das mulheres ao longo de suasvidas pelos homens, antes e depois do matrimônio.
Mais com o surgimento da sociedade industrial, a mulher assume uma posição como operária nas fábricas e indústrias, deixando o espaço doméstico como único lócus de seu trabalho diário. Se outrora a mulher deveria apenas servir ao marido e aos filhos nos afazeres domésticos, ou apenas se limitando às tarefas no campo. Obviamente, não foram poucos osproblemas enfrentados pelas mulheres, principalmente ao se considerar o contexto hostil de um regime de trabalho exaustivo no início do processo de industrialização e formação dos grandes centros urbanos.

Compreensão dos status atribuídos a mulher em nossa sociedade.

Fragilidade, o teu nome é mulher dizia William Shakespeare em suas citações.
À função de reprodutora da espécie, que cabe àmulher, favoreceu a sua subordinação ao homem. Ela foi sendo considerada mais frágil e incapaz para assumir a direção e chefia do grupo familiar. O homem, associado à idéia de autoridade devido a sua força física e poder de mando, assumiu o poder dentro da sociedade. Toda via as mesmas eram vistas como menos capazes que os homens, quadro que mudou com os anos quando elas começaram a lutar pelosseus direitos.
Em 1932 foi assinado pelo então presidente Getúlio Vargas o novo Código Eleitoral, que previa o direito de voto às mulheres. Muitas mulheres lutaram por esse direito - como a repórter carioca Eugênia Moreira (primeira jornalista que se tem notícia), a professora Leolinda Daltro e Celina Guimarães Viana (a primeira eleitora brasileira) -, mas foi à bióloga paulista Bertha Lutz,pioneira nas lutas feministas, que liderou o movimento decisivo para a conquista ao voto. No século XX as mulheres começaram uma luta organizada em defesa de seus direitos – Movimento Feminista. As mulheres que assumiram o movimento feminista eram consideradas "mal amadas" e discriminadas pelos homens e também pelas mulheres que aceitavam o seu papel de submissas na sociedade patriarcal. A luta femininabuscava construir novos valores sociais, nova moral e nova cultura para o mundo feminino. Surgiu na década de 1980 a Comissão Nacional da Mulher Trabalhadora, na CUT. A luta pela democratização das relações de gênero persistiu e com a Constituição Federal de 1988 a mulher conquistou a igualdade jurídica. A partir de então, a mulher passou a ser também chefe da família, incorporando-se ao trabalhofabril. As lutas entre homens e mulheres trabalhadoras estão presentes em todo o processo da revolução industrial. Os homens substituídos por elas na produção fabril acusavam-nas de roubarem seus postos de trabalho, pois as mesmas tinham uma mão-de-obra mais barata algo que se arrasta até os dias atuais, dados revelam que quanto mais elevado é o nível de qualificação das mulheres maior é adesigualdade de ganhos (remunerações) entre homens e mulheres. Assim, em 2002, o ganho médio mensal das mulheres do grupo "Praticantes e Aprendizes" (o nível de qualificação mais baixo) correspondiam a 94,1% do ganho médio mensal dos homens do mesmo grupo, enquanto o ganho médio mensal das mulheres do grupo "Quadros Superiores" (o nível de qualificação mais elevado) correspondia apenas  a 70% do ganho...
tracking img