Perspectivas do setor sucroalcooleiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................3
2 AÇÚCAR E ALCOOL..............................................................................................4
2.1 PRODUÇÃO..........................................................................................................5
3 POTENCIAL DECRESCIMENTO...........................................................................6
4 CONCLUSÃO..........................................................................................................6
5 REFERÊNCIAS.......................................................................................................


























1 INTRODUÇÃO:

Desde quefoi trazida para o Brasil, a cana-de-açúcar tem tido importante papel na economia nacional, sendo o país o maior produtor do mundo, seguido por Índia e Austrália.
Da matéria-prima, a cana-de-açúcar, produzem-se açúcar, álcool anidro (aditivo para gasolina) e álcool hidratado de preços diferentes. Cabia ao governo a responsabilidade pelo planejamento e a gestão desses mercados, mas a partir dadécada de 1990 essas tarefas foram repassadas integralmente ao setor privado. Hoje, prevalece o regime de livre mercado, sem subsídios, em que os preços são definidos de acordo com as oscilações de oferta e demanda.
A cultura da cana-de-açúcar espalha-se pelo Centro-Sul e pelo Norte-Nordeste do país em dois períodos de safra. No Centro-Sul, a colheita concentra-se no período de abril/maio anovembro/dezembro de um mesmo ano. Já na Região Norte-Nordeste, a colheita concentra-se no período de agosto/setembro de um ano até março/abril do ano seguinte.
Principal produtor e exportador de açúcar e álcool do mundo, o Brasil tem o menor custo de produção entre os principais competidores do mercado internacional, alem de liderar o conhecimento da biotecnologia da cana, junto com a Austrália e aÁfrica do Sul.
Muitos países estão sendo levados a pensar em uma nova matriz energética, mais limpa e renovável, em função dos seguintes fatores:
a escala de preço do petróleo, atualmente em torno de U$$ 70 o barril; os conflitos existentes nas principais áreas produtoras; a perspectiva de escassez do produto ainda neste século; e a necessidade de estabelecer programas para redução de emissões degases que prejudiquem o meio ambiente, propostos no Protocolo de Kyoto.
Nesse contexto, o Brasil se destaca por acumular experiência de trinta anos no uso do bioetanol como fonte alternativa de combustível “limpo” e por ser o primeiro país a utiliza-lo em larga escala, diretamente como combustível ou através da adição compulsória de álcool anidro à gasolina, atualmente em torno de 20%. Maisrecentemente, destaca-se a comercialização ou flex fue.
Os resíduos da cana-de-açúcar, tais como bagaço, folhas, pontas e o vinhoto, podem ser usados para co-geração de energia para consumo próprio das usinas, bem como para venda no mercado de energia. Diversas tecnologias de produção de etanol a partir da utilização do bagaço estão sendo desenvolvidas em todo o mundo e poderão atingir estágio comercialnos próximos anos.


2 AÇUCAR E ÁLCOOL – SITUAÇÃO ATUAL

Metade da energia necessária para um indivíduo tocar seu dia-a-dia pode ser encontrada na natureza, sob a forma de açúcares e amidos. O Brasil, por sua longa relação com a cana-de-açúcar, transformou-se no maior produtor e exportados de açúcar do mundo, com os mesmos menores custos de produção, graças ao uso de tecnologia e gestão devanguarda. Aqui, consomem-se cerca de 52 Kg de açúcar per capita, enquanto a média mundial é de 22 Kg.
Uma das principais culturas do mundo, a cana-de-açúcar é cultivada em mais de cem países, numa área de certa de 20,1 milhões de hectares. Apesar dessa distribuição, 75% da produção está concentrada em oito países, entre os quais o Brasil, que é o maior produtor com 31,2% do total...
tracking img