Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PORTO-ALEGRENSE-FAPA
CURSO DE PEDAGOGIA


FICHAMENTO



Porto Alegre
2012
Titulo: Inclusão e avaliação na escola de alunos com necessidades educacionais especiais.
Autor: HugoOtto Beyer.

1° parte:

Capitulo I: Mostra um pouco da história da educação especial e como a mesma se encontra atualmente, também trata de quatro paradigmas para melhor compreensão e discussãodas pessoas portadoras de necessidades especiais.

Capitulo II: Trata das mudanças que vem ocorrendo nos últimos anos para que realmente a inclusão se de fato, pois a mesma exige uma nova forma depensar é preciso entender as diferenças e as limitações de cada criança.

Capitulo III:Trata das experiências da escola Flamming, que foi pioneira na questão da integração de alunos com necessidadesespeciais; que teve um grande marco na história da educação inclusiva.

Capitulo IV: Trata da questão da escola para todos, pois para o autor de fato ela nunca existiu; Esse capitulo leva nos arefletir sobre a formulação do currículo e a didática escolar para alunos com necessidades educacionais especiais.

Capitulo V: Trata sobre a questão da avaliação de alunos portadores de necessidadeseducacionais especiais, pois avaliação quando bem formulada pode se constituir como algo importante para vida do aluno, por outro lado quando não é bem formulada pode servir para provocar orebaixamento das expectativas sociais e o fracasso escolar do aluno.

Capitulo VI: Esse capitulo trata de forma reflexiva sobre as abordagens Vygotski que afirma que as praticas pedagógicas devem seadequar aos ritmos evolutivos dos alunos, também trás um resumo sobre as abordagem passiva ( trata o portador de necessidades especiais educacionais como coitadinho) Já abordagem ativa ( mostra que oportador mesmo com necessidades educacionais especiais é capaz desde que Le sejam desenvolvidas habilidades que promovam independência.

2° parte:
O livro aborda a ideia de educação inclusiva como...
tracking img