Energia elétrica a partir da biomassa do bagaçoa da cana de açucar

7911 palavras 32 páginas
1. RENDIMENTO DO PROCESSO;

O rendimento do processo de queima do bagaço de cana para produção de energia é calculado pela equação poder calorífico x custo de aquisição (valor e frete). Ou seja, as biomassas são comparadas em custo por kcal. A figura 1 mostra diferentes fontes de energia, seus custos e o poder calorífico.

Figura 1 – Gráfico de poder calorífico x custo de aquisição da matéria-prima. Fonte: CITROVITA.

Estes valores variam muito em função do valor da biomassa em cada região e do frete, sendo que este é o que mais impacta nas emissões da biomassa.
A figura 2 compara as matérias-primas fontes de energia, seus valores, fretes, poder calorífico, entre outras informações. Se compararmos os valores

Aalborg Industries S.A. Rua Divino Espírito Santo, 1.100 Bairro Carangola - Petrópolis - RJ
Tel. +55 24 2233 9963 E-mail: rio@aalborg-industriescom.br http://www.aalborg-industries.com.br Na década de 90, o Brasil iniciou um processo de reestruturação do setor de energia elétrica. Para complementar a demanda, e como forma de diversificar a obtenção dessa energia, optou- se por obtê-la, também, em usinas termoelétricas.
Esse cenário tem incentivado a geração de energia através da queima do bagaço de cana, uma vez que, nesse processo, obtém-se uma grande quantidade de calor, parte do qual pode ser convertido em trabalho. Além disso, o grande potencial de produção da cana-de-açúcar no país, a menor agressão ao ambiente e o estímulo à produção do álcool como combustível, têm impulsionado ações visando a um melhor aproveitamento desta fonte de energia renovável.
A figura abaixo esquematiza o funcionamento de uma usina termoelétrica alimentada pelo bagaço de cana-de-açúcar.

USINAS DE RIBEIRÃO PRETO GERAM EXCEDENTE
Inúmeras usinas de açúcar e destilarias de álcool do Estado de São Paulo produzem a energia elétrica que consomem. Esta energia é gerada por usinas termoelétricas próprias que utilizam o bagaço de cana-de-açúcar

Relacionados