Ser virtual e ser real natura cosméticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão da informação e Gestão do Conhecimento na Natura Cosméticos: Ser virtual e o Saber real

Resposta às questões do passo 2
Q1 – Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
R – Muitas empresas ainda possuem uma visão de modelo reducionista, esse modelo se baseia no que chamamos de conhecimento não compartilhado ou não desenvolvido, são experiências que de certa formaenriqueceriam as empresas que se propusessem a ouvir seus colaboradores na busca por melhorias internas e não somente focarem isoladamente em um só problema. Muitos departamentos vivem num mundo isolado ou competem entre si às informações que agregariam valor para o todo, e com isso muitas vezes acabam privando a empresa de partilhar novos conhecimentos. Na maioria das situações, não dão a importâncianecessária para visão geral de seu negocio, às vezes, focam somente nas reduções de custos, ou em resolver problemas localizados e se esquecem de que cada departamento esta ligado a outro departamento de forma que todos devem cumprir suas responsabilidades em manter o “corpo” da empresa saudável, buscando o interesse comum que é um bom trabalho e um bom produto de acordo com necessidade de todos.Q2 – Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?
R – As empresas devem se adequar ao novo conhecimento, mesmo que continuem com métodos da era industrial. Em geral as empresas produzem mais informações e serviços, e não somente bens físicos. Os colaboradores passam a se adaptar rapidamente a esse novo conceito já que a demanda é grande e o ambiente competitivovem aumentando. Normalmente, quem tem o conhecimento tem um bom futuro dentro das empresas e consecutivamente tem um crescimento dentro da empresa. É a capacidade de a empresa captar, gerar, analisar, traduzir, transformar, armazenar, implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externamente, transformando em conhecimento acessível aos interessados.
Q3 – Como reter o conhecimento dofuncionário que se afasta da organização?
R - Para reter o conhecimento de um funcionário que por ventura virá a se afastar da organização, uma ótima saída seria fazer com os funcionários mais velhos da empresa comecem a treinar os funcionários mais novos em diversos departamentos da organização. Isto deveria ser feito antes mesmo que o colaborador venha a deixar a empresa, ou até mesmo que ele seaposente. É muito importante que a empresa consiga reter seus profissionais mais velhos, desde que, claro, ela use a experiência dessas pessoas para desenvolver os mais jovens. Pelo tempo de empresa, muitos desses profissionais já passaram por diferentes áreas, coordenaram várias atividades e conhecem como poucos o mercado. Além disso, eles não têm ânsia de nocautear os mais novos. Ao contrário,eles valorizam muito a empresa e fazem de tudo pelo bem do negócio.
Q4 – Descreva os quatro processos de conversão do Conhecimento – Processo SECI – e faça um desenho ilustrativo
R - Quatro Modos de Conversão do Conhecimento.
O pressuposto de que o conhecimento é criado por meio da interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito permitiu postular quatro modos diferentes deconversão do conhecimento. São eles:
1. De conhecimento tácito em conhecimento tácito, que chamamos de Socialização;
2. De conhecimento tácito em conhecimento explícito, que denominamos de Externalização;
3. De conhecimento explícito em conhecimento explícito, ou Combinação;
4. De conhecimento explícito para conhecimento tácito, ou Internalização.
Socialização: Do Conhecimento Tácito emConhecimento Tácito
A socialização é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, da criação do conhecimento tácito, como modelos mentais e habilidades técnicas compartilhadas. Um indivíduo pode adquirir conhecimento tácito diretamente de outros indivíduos, sem usar a linguagem. Os aprendizes trabalham com seus mestres e aprendem sua arte não através da linguagem, mas sim através da...
tracking img