Natura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NATURA

Criada em 28 de agosto de 1969 pelo economista Luiz Seabra que largou sua carreira para se dedicar a cosmetologia que era sua real paixão e em sociedade com Jean-Pierre Berjeaut, filho de Pierre um esteticista que já havia trabalhado com Luiz Seabra.Em inauguração a empresa recebeu o nome de Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut.
Em 12 de janeiro de 1970 a Indústria e Comérciode Cosméticos Berjeaut que possuía 6 colaboradores na equipe muda sua razão social para Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda.
Nessa mesma época surge a primeira logomarca da NATURA , na cor verde o desenho sugere a imagem de uma flor onde as pétalas tem a forma da letra “N”,essa escolha foi motivada pela idéia de que a flor representa uma vida que nasce e a beleza como um todo.
Aprimeira loja da Natura se localizava na rua Oscar Freire uma antiga borracharia e apesar do sucesso em vendas a loja não era suficiente para manter a indústria e na intenção de ampliar a divulgação dos produtos passaram a reproduzir a experiência das consultas por meio das esteticistas.
Em outubro de 1974 foi fundada a Pró-Estética Comércio de Produtos Cosméticos Ltda uma distribuidora que se dedicavaexclusivamente aos produtos NATURA que eram representados no estado de São Paulo e tinham como sócios Yara Pricoli, Luiz Seabra, Dr. Bove Netto e Maury Reis Prado Jr.
Os princípios básicos da NATURA foram transformados em forte instrumento mercadológico,as consultas personalizadas revelaram ser um fator insuperável de diferenciação dos cosméticos NATURA.
Em 1976 a NATURA teve veiculado seuprimeiro anúncio publicitário na revista Claudia, da editora Abril, onde foi abordado a importância da cosmetologia terapêutica e da consultoria de beleza em comparação à compra convencional,na época a Natura contava com 300 consultoras treinadas e acompanhadas por 8 promotoras,no ano seguinte a Natura lança seu primeiro catálogo de produtos.
Por conta do grande crescimento a Pró-Estética foitransferida para AV. Brasil,em São Paulo,onde teve forte investimento na decoração do imóvel para que houvesse uma adequação a linguagem de beleza que a empresa difundia.
Em 1979 Jean-Pierre se associa a Guilherme Leal e juntos criam a Meridiana Comércio Administração e Participações Ltda.,que seria a responsável pela expansão e divulgação da Natura em todo Brasil.Nesse mesmo ano foi criada a linha Sr.N a primeira linha Natura voltada para pele masculina.
Em sua primeira década de existência a Natura já despontou como uma das principais empresas na área de cosméticos no mercado nacional.
Com crescimento 35 vezes maior na década de 80 a Natura era considerada um fenômeno mercadológico e assim não parando mais de conquistar consumidores.
Presente em sete países da América Latina e naFrança,no Brasil é a marca líder no mercado de cosméticos,fragrância,higiene pessoal e também no setor de venda direta.
Em 2004 a empresa se tornou uma companhia de capital aberto,com ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
A Natura é uma empresa que busca através de seu comportamento empresarial criar valor para a sociedadecomo um todo,obtendo resultados integrados em dimensão econômica, social e ambiental.Acreditam que os resultados sustentáveis são aqueles alcançados através de relações de qualidade e é por esse motivo que a Natura mantém canais de diálogos abertos com todos os públicos,obtendo um exercício contínuo de transparência.
Os produtos Natura são a pura expressão de sua essência e para desenvolvê-los aempresa mobiliza redes sociais capazes de integrar o conhecimento científico e a sabedoria das comunidades tradicionais,promovendo ao mesmo tempo a biodiversidade botânica brasileira.O resultado das criações Natura são cosméticas com alta qualidade,feitas para proporcionar o prazer e o bem estar,com design inspirado em formas da natureza.
Os primeiros consumidores Natura são as consultoras e...
tracking img