Resumo miopia em marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Miopia em Marketing

Miopia em Marketing é um clássico de Theodore Levitt publicado em 1960 pela Harvard Business Review – HBR, publicação da Universidade de Harvard.
Professor de Administraçãode Empresas na Escola de Administração de Empresas da Universidade de Harvard e autor de diversos artigos sobre economia, política, administração de empresas e marketing – muitos premiados, Levitt nosmostra através deste artigo a diferença entre Vendas e Marketing no âmbito da produção e administração da empresa. Mostra com exemplos a importância do marketing para a sobrevivência da empresa nummundo cada vez mais competitivo.
Marketing trata-se de um processo para determinar quais produtos ou serviços são de interesse dos consumidores e/ou clientes, quais as expectativas e comportamento emrelação a estes. Busca através de pesquisas e estudos avaliar o ser humano, suas relações, necessidade e anseios para com isso montar a estratégia de desenvolvimento do produto, estratégias de vendase projeção de desenvolvimento e crescimento da empresa.
Vendas, ao contrário, não se preocupa com a necessidade do cliente. Parte-se do princípio de desenvolver um produto e produzi-lo em escalacomercial, preferencialmente em uma escala para redução de custos e introduzi-lo no mercado, utilizando o marketing com parte do processo de venda.
Um dos erros mais comuns neste processo é o foco noproduto ao invés do foco no cliente.
As empresas, ao focar no produto, procuram primeiramente como melhorar a eficiência e a redução de custos, procurando a produção em massa. Isso, aliado a umacrença de que a população, em crescente ascenção são suficientemente supridores dos desejados lucros.
Esta visão “fechada” da cúpula administrativa acaba por desviar a atenção, o foco na melhoria doproduto. Num mundo em que a evolução e as constantes mudanças propiciam novas necessidades, é necessário estar atento à adaptação do produto ou a criação de novos produtos com novas funcionalidades para...
tracking img