Contabilidade: ford, fayol e taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é contabilidade?
Nos dias atuais, em que as pessoas não têm mais tempo para caminhar ao ar livre, brincar, estar sempre presente com a família e etc., a maioria de nós habitantes do mundo precisa de um emprego. Logicamente, nas famosas organizações, empresas privadas, no governo, em fábricas e até mesmo em nossas casas.

Curiosidade:
Mas, todas essas organizações precisam seradministradas. Para isso existe a Contabilidade, que se divide em diversas áreas, e nos permite organizar essas empresas em geral. A administração é essencial desde os primórdios dos tempos. Veja: os homens das cavernas mesmo, escreviam nas paredes o que acontecia, desenhando não só eles mesmos; mas também animais, casas e o que poderia ser as “cidades “ da época.
“A história da Contabilidade é tãoremota quanto à da civilização. No período Antigo, já existia a contabilidade empírica, em que o homem registrava seus patrimônios na memória. Quando ele deixa de ser nômade e resolve dedicar-se ao cultivo e pecuária, surge a necessidade de organização econômica em parceria ao senso de prioridade.”
Isso tudo foi evoluindo, a matemática se desenvolveu, a Contabilidade começou a tomar forma a partir dasnecessidades do dia a dia de cada um. Quando os humanos começaram a fazer “trocas”, e em consequência disso o comércio, essas pessoas precisavam saber quanto isso ou aquilo valia, etc. Assim, temos a Contabilidade como conhecemos.

-Símbolo da Contabilidade
Seu nome é caduceu, e segundo o historiador Alemão Erich Zimmer, deriva--se da Mesopotâmia, há aproximadamente 2600a.C.. Apesar da longadata, o autor mencionado diz que o símbolo é provavelmente anterior.
A sua origem se explica racionalmente e historicamente pela suposta intervenção do Deus Grego Mercúrio, diante de duas serpentes que lutavam, as quais se enroscavam em seu bastão. Os romanos utilizavam o caduceu como o símbolo do equilíbrio e boa conduta. Porém, devemos considerar as diversas interpretações e lendas que sofremos símbolos.
Existem outras explicações para o uso do bastão com duas serpentes entrelaçadas e um elmo alado, mas podemos nos basear no seguinte:
O bastão representa o poder de quem conhece a Ciência Contábil; as duas serpentes, a sabedoria necessária na hora de fazer escolhas; as asas simbolizam a dedicação e o cuidado de quem pratica a profissão; e por fim, o elmo, uma peça de armadura antigaque protegia a cabeça, possui o significado de proteção contra pensamentos ruins que levem a ações desonestas.

Símbolo da Contabilidade

-Precursores da Contabilidade
Veremos três importantes ícones do ramo. Frederick Winslow Taylor, ou somente Taylor; Jules Henri Fayol, ou Fayol; e Henry Ford, ou Ford. Com certeza cada um deles teve seu papel nessa parte específica da História.

-Frederick Winslow Taylor
Nascido em 20 de março de 1856 na Filadélfia, Pensilvânia – EUA, foi um engenheiro mecânico e consultor de gestão; considerado o “pai” da Contabilidade.
Talvez o fato mais marcante de sua vida seja a publicação, em 1911, do livro “Princípios de Administração Científica”, que propôs: uma empresa deve ser tida como uma ciência.
Seu pai era um bem-sucedido advogado e sua mãe umaardorosa feminista e abolicionista que trabalhara com Lucretia Mott, importante ministra dos Quakers (fundação criada com objetivos pacifistas e abolicionistas), grupo do qual a família Taylor era importante membro.
Desde cedo, foi educado por sua mãe tendo estudado na França e Alemanha e viajado pela Europa. Foi aceito no curso de Direito em Harvard, porém decidiu seguir outra carreira. Logofoi trabalhar numa indústria, onde começou como operário e chegou ao cargo de engenheiro-chefe. Aos 27 anos, Taylor se forma em Engenharia Mecânica. Foi nessa época que desenvolveu uma série de dispositivos para o corte de metais. No ano seguinte, em maio de 1884, Taylor se cada com Louise M. Spooner.
Curiosidade:
Curiosidade:
“Quando era estudante, teve um professor de matemática que, depois...
tracking img