Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Tecnologia em Logistica

Ética e Relações Humanas no Trabalho



Nomes

ISRAEL FRANCISCO DE SOUZA RA: 6159271252



ANDERSON CURSINO BREVAL RA: 4115210297



ERIVALDO CIRIACO DA SILVA RA: 412122068



ÊNIO SILVÉRIO DA SILVA RA: 4115213598



DIEGO MARQUES DE ARAÚJO RA: 4162255689





Tutor a distancia: Tania Maria Alves CapodifoglioSão José dos Campos, 08 de junho de 2012
[pic]
Passo 1

“Até que ponto um tecnólogo em logística precisa compreender a ética e seus
princípios como norteador das ações que o diferenciam no mercado de trabalho?”
A ética profissional é fundamental para o desenvolvimento de qualquer profissão, é através dela e por meio dela que desenvolvemos nosso trabalho, ela tem valorfundamental, um trabalho sem ética eu diria que é um trabalho sem alma.
Toda a fase de formação profissional, o aprendizado das competências e habilidades referentes à prática específica numa determinada área, deve incluir a reflexão, desde antes do início dos estágios práticos. Ao completar a formação em nível superior, a pessoa faz um juramento, que significa sua adesão e comprometimento com acategoria profissional onde formalmente ingressa. Isto caracteriza o aspecto moral da chamada Ética Profissional, esta adesão voluntária a um conjunto de regras estabelecidas como sendo as mais adequadas para o seu exercício.
É fundamental ter sempre em mente que há uma série de atitudes que não estão descritas nos códigos de todas as profissões, mas que são comuns a todas as atividades que umapessoa pode exercer.
Atitudes de generosidade e cooperação no trabalho em equipe, mesmo quando a atividade é exercida solitariamente em uma sala, ela faz parte de um conjunto maior de atividades que dependem do bom desempenho desta.
Uma postura pró-ativa, ou seja, não ficar restrito apenas às tarefas que foram dadas a você, mas contribuir para o engrandecimento do trabalho, mesmo queele seja temporário.








[pic]
Passo 1


Conceitos e definições de ETICA – MORAL – LEI
Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, buscafundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.

  Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter. A primeira é a que serviu de base para a tradução latina Moral, enquanto que a segunda é a que,de alguma forma, orienta a utilização atual que damos a palavra Ética. É a investigação geral sobre aquilo que é bom, tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a sí mesmo como tal, isto é, como pessoa. Ela se ocupa e pretende a perfeição do ser humano. Existe em todas as sociedades humanas, e, talvez, mesmo entre nossos parentes não-humanos maispróximos. Nós abandonamos o pressuposto de que a Ética é unicamente humana.


Argumentação sobre como nós devemos agir.


“Realmente os termos “ética” e “moral” não são particularmente apropriados para nos orientarmos. Cabe aqui uma observação sobre sua origem, talvez em primeiro lugar curiosa. Aristóteles tinha designado suas investigações teórico-morais - então denominadas como “éticas”- como investigações “sobre o ethos”, “sobre as propriedades do caráter”, porque a apresentação das propriedades do caráter, boas e más (das assim chamadas virtudes e vícios) era uma parte integrante essencial destas investigações. A procedência do termo “ética”, portanto, nada tem a ver com aquilo que entendemos por “ética”. No latim o termo grego éthicos foi então traduzido por moralis....
tracking img