Glandulas sebaceas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GLÂNDULAS SEBÁCEAS : As glândulas sebáceas produzem a oleosidade ou o sebo da pele. Mais numerosas e maiores na face, couro cabeludo e porção superior do tronco, não existem nas palmas das mãos eplantas dos pés. Estas glândulas eliminam sua secreção no folículo pilo-sebáceo.
As glândulas sebáceas são membranas especializadas na produção de matéria gorda destinada a proteger e lubrificar asuperfície do corpo e os pêlos. Estas glândulas estão localizadas na derme e desaguam as suas secreções na superfície do corpo ou, como é mais habitual, pelos folículos pilosos, através dos quais chegam àsuperfície da epiderme.
Cada glândula sebácea é constituída por vários alvéolos, uma espécie de sacos encarregues da produção das secreções, que afluem num tubo ou num canal excretor de modo adesaguarem o produto elaborado para a superfície do corpo ou para um folículo piloso. Cada alvéolo secretor é formado por várias camadas de células sobrepostas em camadas concêntricas com um espaço livre nocentro. As células da camada mais externa encontram-se em constante replicação e, ao longo da sua divisão, vão empurrando as que estão por cima para o centro do alvéolo. Dado que à medida que vãosendo deslocadas, estas células vão sintetizando e acumulando gorduras no seu interior, ao chegarem ao centro do alvéolo estão tão carregadas que perdem o seu núcleo e os restantes elementosintracelulares, o que provoca a sua morte e desunião e, consequentemente, a libertação do seu conteúdo para que seja eliminado através do tubo excretor.
Secreção de sebo
O sebo é formado por uma mistura desubstâncias gordas provenientes das próprias células dos alvéolos secretores que, como já foi referido, se desunem com a maturação e libertam o seu conteúdo, para que este seja eliminado para o tuboexcretor, sendo por isso, que a produção de sebo depende da velocidade de reprodução das células que compõem os alvéolos secretores, essencialmente controlada por hormonas denominadas androgénios.
Os...
tracking img