Resumo do livro a desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento

Existem varia questões colocadas por educadores e teóricos: o que estaria acontecendo com a educação brasileiraatualmente? Afinal de contas, sua função primordial seria a de veicular os conteúdos ou formar moralmente os sujeitos a determinadas regras de conduta?
Alguns, não tardariam a responder que é atender adimensão epistêmica do ensino. Outros a definem como ensaio, preparação do jovem cidadão para o convívio em grupo e em sociedade.
Tendo em mente á instituição escolar, não nos é possível passar aolargo dos eventos como indisciplina (e ate mesmo violência), sem nos espantar.
Para aqueles preocupados com a problemática da indisciplina, o aprofundamento das discussões exige, sem duvida, um recuoestratégico do pensamento. Quais os significados da indisciplina escolar? E quais os recursos possíveis?

Em torno da circunscrição do tema

Os relatos dos professores testemunham que a questãodisciplina é, atualmente, uma das dificuldades fundamentais quanto ao trabalho escolar e não se trata, pois, de uma espécie de desprivilegio da escola publica; muito pelo contrario.
A indisciplinaseria, talvez, o inimigo numero um do educador atual. O que teria acontecido com as praticas escolares a ponto de a indisciplina ter se tornado um obstáculo pedagógico?
Vejamos como isto pode se dar deacordo com dois olhares distintos sobre o tema.

O olhar sócio-histórico: a indisciplina como força legitima de resistência

As praticas escolares são testemunhas das transformações históricas, seuperfil vai adquirindo diferentes contornos de acordo com as contingências sócios culturais.
Examinando um texto bastante curioso do inicio do século (1922), intitulado Recomendações Disciplinares,* Deverão andar sempre sem arrastar os pés, convindo que o fação em terça, evitando assim o balançar dos braços e movimentos desordenados do corpo.
* Em classe a disciplina deverá ser...
tracking img