Indisciplina escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Janaúba
Novembro/2011
A INDISCIPLINA ESCOLAR


Cristina Jesus Oliveira Silva*
Tamires Batista Pereira**
Zenilda Aparecida Aquino Silva***




RESUMO
A indisciplina é um problema que vêm preocupando toda a comunidade escolar e que se faz presente tanto em redes públicas quanto privadas de ensino. Atualmente é notória a importância que “A Indisciplina Escolar” ganhou na imprensa escrita efalada. Os casos e flagrantes de indisciplina divulgados em sites e jornais do país contribuíram para que o tema fosse destaque em várias rodas de discussão. Sendo assim o presente artigo retratará o conceito de indisciplina, bem como algumas de suas causas, consequências e possíveis prevenções, a fim de entender se a indisciplina interfere na relação professor/aluno. Os principais autores utilizadosna sustentação teórica foram Aquino (1996), Mattos (1967), Rego (1996), entre outros.
A pesquisa teve cunho qualitativo, com a coleta de dados realizada através de questionários estruturados com questões abertas e fechadas, aplicados a professores do 6° ano de uma escola estadual na cidade de Jaíba – MG, no ano de 2011.


Palavras-chave: Indisciplina. Relação professor/aluno. Escola.
INTRODUÇÃOA indisciplina escolar tem se tornado uma preocupação para os educadores. Na nossa realidade esse problema vem ultrapassando os limites e se tornando uma questão que deve ser estudada, a fim de que se possa prevenir ou amenizar casos de indisciplina.
Segundo Ferreira (2009, p. 7703) “... a indisciplina pode ser considerada como resultante do processo de interaçãoprofessor-aluno...”. A partir dessa perspectiva elaboramos o presente artigo com a finalidade de entender se a indisciplina interfere na relação professor/aluno.
Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo objetivo foi analisar o que professores do 6° ano de uma escola pública de Jaíba entendem por indisciplina e se ela interfere na sua relação com os alunos. Para a coleta dos dados foi aplicado umquestionário estruturado com 08 questões abertas e fechadas, direcionado a 11 professores. Como base teórica, utilizamos autores como Aquino (1996), Ferreira (2009) e outros.
Na realização da pesquisa de campo, nos deparamos com uma situação desagradável onde um aluno teve uma atitude bastante indisciplinada com o professor, o que confirmou a necessidade de elaborar este estudo, a fim deajudar os educadores a lidarem com esse tipo de situação.


1. Indisciplina na relação professor/aluno
1.1. Conceito de Indisciplina


Vista como uma das maiores causas do baixo rendimento escolar, a indisciplina é um dos assuntos mais abordados hoje em dia. De modo geral podemos defini-la como a “ausência de disciplina” (DICIONÁRIO BRASILEIRO DA LÍNGUA PORTUGUESA, 1999, p. 505), quando umapessoa não cumpre seus deveres de cidadão perante a sociedade.
Tratando de indisciplina escolar, segundo Garcia (1999, apud Ferreira, 2009. p. 7704):


[...] define-se indisciplina como a incongruência entre os critérios e expectativas assumidos pela escola (que supostamente refletem o
pensamento da comunidade escolar) em termos de comportamento, atitudes,socialização, relacionamentos e desenvolvimento cognitivo, é aquilo que demonstram os estudantes.


Alunos que resistem às regras e normas impostas pela escola, que têm um comportamento contrário ao esperado tanto pela instituição escolar como pelos professores, são considerados alunos indisciplinados. Esse comportamento esperado se dá à um “... conjunto de valores e expectativas que variam ao longoda história...” (REGO, 1996, p. 84), e quando não atingido, resulta numa frustração por parte do corpo docente.

1.2. Algumas Causas da Indisciplina Escolar.


A indisciplina acontece de várias formas e em vários lugares na sociedade, um espaço onde ocorre com maior freqüência é no espaço escolar. As atitudes indisciplinares dentro do ambiente escolar destrói os valores que são recebidos...
tracking img