Hotelaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS




Priscila Costa da Silva Leite – RA
Ana Maria Maia Soares – RA 1102001514
Eliene do Espirito Santos Santos – RA 1102001505Luciana Cristina de Souza – RA 1102001516
Patricia de Jesus Rocha – RA 1102001513



COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL












Osasco
2013
FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS










Recepção Hospitalar e Hospedagem




||Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera de Osasco como exigência|
| |parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Hospitalar |
| |sob a orientação da Profa. Marlene Tamasauskas. |







Osasco
2012
1. RESUMO

O objetivo dotrabalho é demonstrar que a Hotelaria Hospitalar vem se desenvolvendo e procura criar um ambiente acolhedor dentro da sua realidade, e os hospitais passam a ter além de suas funções preventivas, curativas e de atendimento, também a função de acolher, propiciar conforto e bem estar ao cliente, agregando serviços e ambientes que se comparam a estrutura de um hotel. A Hotelaria Hospitalar permitedesmistificar a frieza desse ambiente sentido pelo cliente no passado e ainda presente nos dias de hoje, em alguns hospitais. Será abordada a área de Recepção, que se pode dizer é o “cartão de visita” e caracteriza-se como um fator de humanização do hospital e importante contribuição para se estabelecer um contato efetivo, útil e humano entre os públicos interno e externo. A área de hospedagem tambémserá abordada devido à importância significativa desse serviço no processo de cura dos pacientes.



















2. INTRODUÇÃO

A procura pela qualidade é o objetivo de todas as empresas e atualmente é uma tendência notória nas instituições de saúde, que investiram na modernização, na pesquisa científica, diversificação de processos de trabalho e serviços, tornando-se hospitais de PrimeiroMundo no aspecto tecnológico e científico, mas muitos gestores esqueceram-se do principal, do cliente de saúde (pessoas enfermas, familiares, acompanhantes, visitantes) que passam um momento de fragilidade, com sentimentos e perspectivas confusas e que precisam de respeito, atenção e carinho, buscando neste momento um atendimento humanizado e que supere suas expectativas. Para atender ao seucliente, os hospitais trazem nesta nova tendência como essência a humanização do ambiente hospitalar.
Com base nesse cenário, este cliente não busca mais somente pelos benefícios tecnológicos do serviço de saúde, que são encontrados em instituições privadas e até em algumas públicas, ele busca também, e muito, pelas vantagens oferecidas como respeito e solidariedade a seu estado físico e emocional.Diante disso, hoje, o desempenho com a qualidade dos serviços hospitalares, não somente na atividade-fim, mas também nas atividades-meio, tornam-se fatores determinantes para o sucesso da instituição de saúde, que precisa sobreviver em um mercado com concorrência acirrada e com um cliente de saúde mais perceptível e exigente.
Para atender de forma satisfatória esse cliente o caminho encontrado foi aHOTELARIA HOSPITALAR, uma tendência que veio para livrar os hospitais da “cara de hospital” e que traz em sua essência uma proposta de adaptação a nova realidade do mercado, modificando e introduzindo novos processos, serviços e condutas. (TARABOULSI, Fadi Antoine. Administração de Hotelaria Hospitalar. São Paulo: Atlas,2009.p.2).






3. HISTÓRICO

1. Evolução Histórica
O...
tracking img