Indisciplina no dia-a-dia em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre a indisciplina em sala de aula, que se agrava de forma significativa nos últimos anos. Diversos são os motivos que acabam dificultando a prática pedagógica. Associada à desordem, ao desrespeito a regras de conduta e à falta de limites, a indisciplina é, freqüentemente, centralizado no aluno, o que evidencia um modo individualizante de lidar comquestões no cotidiano em sala de aula. Também buscamos questionar as punições que muitas vezes são aplicadas aos alunos, frisando a importância do dialogo entre o professor e seus alunos, e sobre a possibilidade de criar por deste mesmo dialogo, aulas mais interessantes e dinâmicas.

Palavras-chaves: indisciplina; limites; dialogo

Introdução

O conceito de indisciplina apresenta umacomplexidade que precisa ser considerada. Um entendimento suficientemente amplo do conceito de indisciplina escolar precisa integrar diversos aspectos. É preciso, por exemplo, superar a noção arcaica de indisciplina como algo restrito à dimensão comportamental. Ainda, é necessário pensá-la em consonância com o momento histórico desta virada de século. O problema da indisciplina é um dos principaisobstáculos enfrentados pelo professor em sua atuação em sala de aula, pois se percebe a falta de regras e limites por parte da criança desde os primeiros anos escolares. Hoje os alunos são cada vês mais ousados e irreverente e não aceitam regras dificultando a relação professor –aluno que é fundamental para o aprendizado. Entretanto, nos últimos anos, esse relacionamento tem causado muitas preocupações,principalmente no que se refere aos casos de indisciplina em sala de aula.
Muitos professores não sabendo como lidar com essa situação buscam a resolver a moda antiga, onde os professores conseguiam a sua autoridade por meio de castigos e chantagem levando o aluno ao constrangimento e humilhação.
Conceito de indisciplina
Segundo o dicionário o termo indisciplina refere-se ao procedimento, atodito contrario à disciplina; desobediência; desordem; rebelião. Sendo assim , indisciplinado é aquele que “se insurge contra a disciplina” ( Ferreira, 1986,p595).
No meio educacional costuma compreender a indisciplina, manifesta por um indivíduo ou um grupo, como um comportamento inadequado, um sinal de rebeldia, intransigência, desacato, traduzida por falta de educação ou de respeito pelasautoridades. Como uma espécie de incapacidade do aluno em se ajustar às normas e padrões de comportamento esperados.
Segundo o professor Júlio Groppa Aquino: o conceito de indisciplina, como toda criação cultural, não é estático, uniforme, nem tampouco universal. Ele se relaciona com o conjunto de valores e expectativas que variam ao longo da historia, entre as diferentes culturas e numa mesmasociedade.
Groppa ressalta que a manutenção da disciplina era uma preocupação de muitas épocas como vemos em textos de Platão e nas confissões de Santo Agostinho, de como sua vida de professor era amargurada pela indisciplina dos jovens que perturbavam a ordem instituída para seu próprio bem.
Diante dessa idéia de Júlio Groppa,não podemos deixar de lembrar da forma como as escolas até os anos 60,conseguiam fazer com que seus alunos se comportassem. A disciplina era imposta de forma autoritária, com ameaças e castigos.
Os educadores temiam as punições e esse medo levava a obediência e a subordinação. Além de submetidos a uma rigorosa fiscalização, não podiam se posicionar utilizando-se de questionamento que possuíam, agiam como donos do saber.
A educação se torna um ato de deposita, emque os educandos são os depositários e o educador o depositante ( Freire,1998) por isso passa a ser chamada de “educação bancaria”. Segundo a educadora Rosana Aparecida Argento Ribeiro, “ a educação bancaria é classificada também como domesticadora, porque leva o aluno a memorização dos conteúdos transmitidos, impedido o desenvolvimento da criatividade e sua participação ativa no processo...
tracking img