Mmmus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
79

INDISCIPLINA, RESPONSABILIDADE DA ESCOLA E DA FAMÍLIA
COELHO de SOUZA, Lúcia Maria1 AYRES da SILVA, Jayme2

RESUMO O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o tema “indisciplina, escola e família”, uma relação de ajuda na formação do ser humano. Dessa forma procura evidenciar a importância da família com a escola e vice - versa, pois a sociedade é individualista, as criançasinseridas nesse ambiente sofrem. O artigo discute a educação e a indisciplina por parte dos alunos, professores, escola e família, são neste sentido que a integração escola x família se sobressai para o pleno desenvolvimento da criança, nos dias atuais a escola não pode viver sem a família e a família sem a escola. Palavras-chave: Indisciplina. Escola. Família. Professores. Educação.

1 INTRODUÇÃO Aindisciplina é uma das causadoras dos problemas enfrentados nas escolas e na família, mas que é um obstáculo a ser vencida, e que deve ser encarado como um desafio e examinar os porquês que sustentam a indisciplina. A entrada precoce das crianças no mundo dos adultos tem grande impacto no comportamento e no desenvolvimento delas, elas têm acesso a muitas informações, e não são capazes de processartodas. Nessa perspectiva as crianças acham que podem mais, e resistem aos limites que lhe são impostos pelos pais e professores, tendo dificuldades em obedecer a regras e os professores têm dificuldades de relacionamento.

1 Graduada em pedagogia pela UCB – Universidade Castelo Branco, Pós Graduada e Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Rhema Educação/ UCP – Faculdade Centro doParaná, Educadora do Centro de Educação Infantil Maria Fernandes Alher 2 Professor orientador, Biólogo graduado pela Universidade Estadual do Paraná, Especialista em Ecologia pela UNICENTRO-PR; Especialista em Metodologia Científica pela UNOESTE-SP, Especialista em Ciências Biológicas pelo CRBio-RS., Especialista em Biomedicina pela UNIGUAÇU-PR, escritor, Mestre em Engenharia de Produção e Gestãoda Qualidade Ambiental pela UFSC de Florianópolis-SC, doutorando pela UFPR, docente de graduação e pós-graduação da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde de União da Vitória/Pr; docente de graduação e pós-graduação da UCP/Faculdades Centro do Paraná (campus de Pitanga e Ivaiporã), docente da Faculdade Estadual do Paraná - FAFI em Cursos de pós-graduação, docente de Metodologia Científica doInstituto RHEMA Educacional de Arapongas – Estado do Paraná.

Caderno Multidisciplinar de Pós-Graduação da UCP, Pitanga, v. 1, n.1, p. 79-91 jan. 2 010.

80

A ausência freqüente dos pais e dos familiares entristece as crianças que desaprendem a conversar e a brincar, os pais acham que isso não trará problemas a ela, mas o que afeta a educação e a disciplina na família é o fato de os paisestarem em busca de suas realizações e às vezes inconscientemente deixando as crianças a própria sorte. As escolas têm dificuldades para lidar com essas crianças que habitam o mundo de hoje, e precisam entender que a participação dos pais é muito importante na vida da escola e dos seus alunos. Os professores deve repensar em sua postura, em relação a falta de disciplina em sala, e rever algumassupostas verdades que em vez de ajudar, acabam jogando-os em armadilhas e que não consegue mudar o rumo de seu trabalho no cotidiano. Umas das causas da indisciplina são: Sociedade, concepção de Educação, escola e seu cotidiano, administração, professor, família e aluno. Este artigo tem como objetivo esclarecer a indisciplina que ocorre na escola, família, com o aluno e com os professores, e comopodemos melhorar, para a qualidade do ensino e do desenvolvimento do individuo.

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Este estudo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica dissertativa pelo motivo que recorreu ao uso de materiais como livros, revistas, artigos, publicações avulsas e imprensa escrita. Marconi e Lakatos (2001) dizem que o fim principal da pesquisa bibliográfica é colocar o pesquisador em...
tracking img