Resumo do livro "os exploradores de caverna"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO: O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA
Por: Adriana Santos Souza

O livro conta a história de cinco exploradores de caverna, membros da Sociedade Espeleológica – uma organização amadorística – onde quatro deles foram condenados à morte por terem matado um de seus companheiros Whetmore.
No início de maio de 4299, cinco espeleológos entraram no interior de uma caverna para explorá-la,quando se encontravam no interior da mesma ocorreu um grande desmoronamento que acabou por bloquear totalmente a única entrada da caverna, deixando os cinco exploradores presos. Preocupados com a demora do retorno dos cinco, as famílias avisaram o secretário da Sociedade Espeleológica, que sabendo a localização da caverna através de indicações deixadas pelos mesmos, imediatamente enviou uma equipe desocorro ao local. Chegando ao local da caverna, contatou-se que a tarefa seria extremamente difícil, o local era de difícil acesso sendo necessário um grande esforço por parte de todos que participaram do resgate. O trabalho de desobstrução da caverna foi diversas vezes prejudicado por novos deslizamentos de terra e em um desses desmoronamentos dez operários morreram soterrados.
No vigésimo diasoube-se que eles haviam levado um rádio e então foi possível entrar em contato com os exploradores. A primeira pergunta que eles fizeram foi quanto tempo mais levaria para serem resgatados e o engenheiro respondeu que levaria no mínimo dez dias. Depois desta resposta perguntaram se havia um médico ali para lhes responder se seria possível que eles sobrevivessem mais dez dias sem se alimentar e aresposta foi negativa. A partir daí o rádio silenciou, decorrendo-se um prazo de oito horas até um segundo contato através de Whetmore, que pediu novamente para falar com um médico e o indagou sobre a possibilidade de sobreviverem por mais dez dias se eles se alimentassem da carne de um deles e a resposta foi positiva. Whetmore então recorreu a autoridades judiciárias e religiosas se seriaaconselhável sacrificar um dentre eles para servir de alimento aos outros, porém ninguém se dispôs a responder tal pergunta. Daí por diante a equipe de resgate não recebeu mais mensagens de dentro da caverna e concluíram erradamente que as pilhas do rádio teriam acabado.
No trigésimo terceiro dia quando os homens finalmente foram libertados, ficou sabendo-se, que Whetmore havia sido morto e servido dealimento para seus colegas, que alegaram que a ideia havia partido do próprio, que haviam feito um contrato dentro da caverna e após foi feito um sorteio para escolher qual deles seria sacrificado em prol dos demais, no qual o sorteado foi Whetmore.
Após o resgate e depois de terem permanecido algum tempo hospitalizados os quatro exploradores foram denunciados pelo homicídio de Roger Whetmore,iniciando-se um longo e difícil processo, resultando na condenação de morte na forca dos acusados em primeira instância. Os acusados recorreram então da decisão do Tribunal do Condado de Stowfield á Suprema Corte de Newgarth.
O Presidente da Suprema Corte de Newgarth, Truepenny detalha os fatos e vota de acordo com a primeira sentença, mantendo a condenação. Porém, pede assim como também ofizeram os membros do júri da primeira instância, que seja concedida clemência pelo Chefe do Poder Executivo, pois desse modo seria feito justiça sem desrespeitar a lei.
O juiz Foster vota pela absolvição dos réus e usa basicamente dois argumentos para explicar sua decisão. A primeira tese que ele usa e a do direito natural ou jus naturalismo. Para ele nas condições extremamente precárias em que seencontravam os acusados, totalmente isolados no interior da caverna estariam também isolados de uma sociedade civil e que, portanto, não deveria ser aplicada a eles a lei positiva e sim a lei natural. O segundo argumento parte da possibilidade de ele estar errado quanto à aplicação do direito natural e de que os acusados realmente teriam cometido um crime, porém esse crime cometido deveria ser...
tracking img