Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0.Introdução
Neste presente trabalho, vai-se abordar o estudo de circuito paralelo e misto, onde irá-se comprovar experimentalmente as regras ou leis que regem num circuito paralelo e misto. Nesta ordem de ideias irá-se comprovar experimentalmente que nesta associação existem dois ou mais caminhos para a corrente eléctrica, e desta maneira, os resistores não são percorridos pela correnteeléctrica total do circuito, Para isto devemos considerar cada associação (série ou paralelo) separadamente, sendo que todas as propriedades descritas são válidas para estas associações.

1.1. Objectivos

* Verificar que a soma das correntes nos ramos é igual a corrente total.
* Verificar o comportamento da tensão e da intensidade no circuito misto (associação em série e em paralelo)
*Verificar experimentalmente que a resistência total duma associação em paralelo é dada por
* Verificar experimentalmente as propriedades do circuito série e paralelo se mantêm num circuito misto.

1. Procedimento
* Fez se associação em paralelo das resistências indicadas no quadro e mediu-se a resistência total do circuito.
* Montou-se o circuito da figura um com resistênciasdiferentes, mediu-se e preencheu-se no quadro o valor da tensão total entre os pontos A e B, das quedas de tensões nas renitências e da corrente que passa em cada ramo do circuito.
* Retirou-se as resistências do primeiro procedimento e montou-se outras resistências de 4,7 kΩ e de 10 kΩ, sem usar a fonte mediu-se a resistência total do circuito com base nos pontos.
* Fez se associação dasresistências de 0,1kΩ cada, mediu-se e preencheu-se o quadro

3.0.Resumo teórico
3.1.Associação de Resistências
Em nosso dia-a-dia utilizamos vários aparelhos eléctricos onde são empregados circuitos com dois ou mais resistências. Em muitos destes circuitos utiliza-se uma associação de resistências. A associação de resistências pode ocorrer basicamente de três maneiras diferentes: Associação em série,associação em paralelo e associação mista.
Em algumas aplicações várias resistências são ligadas um em seguida do outro para obter o circuito desejado, como é o caso das lâmpadas decorativas de natal, um bom exemplo de associação de resistores em série.
Para efeito de cálculos, em muitos casos será necessário descobrir como a série de resistências se comporta como um todo. Nestes casos utilizamos oconceito de resistência equivalente. Que é uma resistência que tem as mesmas propriedades da associação, ou seja, uma resistência que seja a mesma do conjunto, esta resistência é chamada resistência equivalente.
3.2Associação em serie
Na associação em serie todas as resistências são percorridas pela mesma corrente eléctrica, as resistências são ligadas uma em seguida da outra, existindo apenas umcaminho para a corrente eléctrica.
Observe a figura1, abaixo:
R1
R2
R3
A
B

Fig.1

A diferença de potencial de uma associação de resistência em série é a soma das diferenças de potenciais em cada uma das resistências associadas.
O valor da resistência equivalente é dado pela soma das resistências das renitências que constituem a serie.



3.3.Associação em paralelo
A associação de resistênciasem paralelo é um conjunto de resistências ligadas de maneira que todas receberem a mesma diferença de potencial (ddp). Nesta associação existem dois ou mais caminhos para a corrente eléctrica, e desta maneira, as resistências não são percorridos pela corrente eléctrica total do circuito.
Observe a figura 2:

A
I
I
R1 I1
R2 I2
R3 I3
B

Fig.2

A corrente, em uma associação de resistênciaem paralelo, é a soma das correntes nas resistências associadas.
Na associação em paralelo, o valor da resistência equivalente é sempre menor que o valor de qualquer resistência da associação.
Este valor pode ser obtido com as seguintes equações:

3.4.Associação mista
Uma associação mista é composta quando associamos resistências em serie e em paralelo no mesmo circuito.
I
B
A
R1
R2 I2
R1...
tracking img