Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A inserção de pessoas com deficiência física nas academias da cidade de Santa Maria


Simone Teresinha Meurer
Mauro Robson Torres de Castro


Introdução
    As discussões sobre a temática da inclusão de pessoas com deficiência já acontecem há algum tempo, tendo um enfoque maior em relação ao contexto escolar. Ainda assim, no que concerne a publicação da produçãocientífica neste âmbito, foi identificado à falta de trabalhos publicados na área de educação física e registros de práticas de inclusão (Falkenbach, Drexsler & Lauxen, 2008).
    Assim, percebe-se a necessidade de investigação e divulgação dos achados em relação à temática, a fim de socializar os resultados e auxiliar para a efetivação desse processo, pois, na realidade, a inclusão,especialmente das pessoas com deficiência, ainda enfrenta resistências e dificuldades de acontecer de fato.
    Em relação ao campo da educação física, percebe-se que a grande maioria das pessoas com deficiência não freqüentam academias, clubes, aulas de educação física e espaços de lazer e, pode-se afirmar que não é por incapacidade destas.
    Um aspecto gerador de barreiras entre a pessoacom deficiência e sua participação efetiva na sociedade, é o preconceito decorrente da deficiência, especialmente, aquela que pode ser vista, no caso, a deficiência física, pois, cada deficiência acaba acarretando um tipo de comportamento e suscitando diferentes formas de reações, preconceitos e inquietações. As deficiências físicas, tais como paralisias, ausência de visão ou de membros, causamimediatamente apreensão mais intensa por terem maior visibilidade. (Maciel, 2000)
    A atividade física regular vem recebendo destaque na promoção da saúde e qualidade de vida, pois, evidências epidemiológicas sustentam o efeito positivo de um estilo de vida ativo. Porém, estudos como de Hallal et al (2005) indicam que grande parcela da população não atinge as recomendações quanto à práticade atividades físicas e, em relação às pessoas com deficiência, os índices não são diferentes, sendo que estas, na sua maioria, estão afastadas da prática da atividade física (Costa & Duarte, 2006).
    Desta maneira, o objetivo do presente estudo foi analisar como vem acontecendo a inserção da pessoa com deficiência física nas academias da cidade de Santa Maria/RS. Acredita-se naimportância dessa investigação como uma ferramenta de reflexão dentro do contexto das academias, bem como, para a formação profissional em educação física, atentando para a necessidade de oferecer possibilidades às pessoas que apresentam condições diferenciadas para a prática de atividade física.


Método
    Este estudo se caracterizou como sendo do tipo descritivo. Foram identificadas asacademias de ginástica e musculação da cidade de Santa Maria/RD que possuíam alvará de funcionamento junto à Prefeitura Municipal. Logo, entrou-se em contato com estas academias através do telefone, quando foi perguntado sobre a existência de alguma pessoa com deficiência física que praticasse atividade física naquela academia.
    Foi agendada e realizada uma entrevista com osproprietários daquelas academias que atendiam alunos com deficiência física bem como, realizada uma observação dos espaços físicos dessas academias em relação à sua acessibilidade.
    A entrevista foi constituída de perguntas abertas referentes à preparação do espaço físico da academia e dos profissionais para o atendimento de pessoas com deficiência física e também sobre a importância que estesatribuem à academia na vida de uma pessoa com deficiência física.
    A análise das fichas de observação e das entrevistas foi feita separadamente por academia, pontuando aspectos positivos e negativos, a fim de permitir inferências a partir da investigação proposta.


Resultados
    Identificou-se que, no período das coletas de dados, havia três pessoas com deficiência física...
tracking img