Plano real

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

Com o objetivo de nos introduzirmos no Plano Real, a sua implementação, elaboração, seguida pelos seus resultados, apresentamos também neste trabalho, as fases do plano, bem como os motivos para a realização do mesmo, que era combater uma inflação elevada que durou quase três décadas, e, na substituição da moeda anterior pelo real.
2 Plano Real
O Plano Real, foi umplano de estabilização econômica, que tinha como objetivo reduzir e controlar a hiperinflação. Começou a ser implementado no final de 1993, no governo de Itamar Franco que nomeou Fernando Henrique Cardoso como ministro da Fazenda. Foi o plano mais engenhoso de combate à inflação já utilizado no país. Após uma série de tentativas fracassadas de planos heterodoxos, o Plano Real conseguiu reduzir ainflação e mantê-la sobe controle durante longo período.
O Plano foi um empreendimento que procurou unir o saber econômico sobre a construção de programas de estabilização aqui e alhures, e o saber jurídico sobre a moeda, definiu soluções para problemas típicos e complexos, de qualquer programa de estabilização, utilizou- se de diversos instrumentos econômicos e políticos para a redução dainflação que chegou a 46,58% ao mês em junho de 1994, época do lançamento da nova moeda.
A idealização do projeto, a elaboração das medidas do governo e a execução da reformas econômica e monetária contaram com a contribuição de vários economistas, reunidos pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso. Nos 12 meses anteriores a implementação do Real, a inflação registrada pelaFIPE (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica), alcançou 5.200%. E nos 12 meses encerrados o Plano em mai de 1999, houve deflação de 0,24% ou seja, uma queda nos preços médios praticados.
2.1 Elaboração
Quando Fernando Henrique assumiu o Ministério da Fazenda em maio de 1993, já começou a preparar o novo plano de estabilização que seria lançado no final do ano. O plano de estabilizaçãocontou com a participação de vários economistas, como: Gustavo Franco, Pérsio Arida, Pedro Malan, Edmar Bacha, André Lara Rezende, entre outros. Com uma equipe bem sucedida, este visava não incorrer nos erros dos planos anteriores. O PSBB encontrou na Argentina e México, o modelo ideal de plano econômico para controlar a inflação satisfatoriamente. Foi necessário fazer pequenas modificações paraimplantar no Brasil, denominado de Plano Real.
3 Implementação
O Plano Real teve seu início oficial em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da Medida Provisória nº 434 no Diário Oficial da União. Uma nova moeda foi lançada juntamente com novas regras de conversão e uso de valores monetários para que se desestabelecesse os indíces da inflação.

Aqui jaz a moeda que acumulou, de julho de1965 a junho de 1994, uma inflação de 1,1 quatrilhão por cento. Sim, inflação de 16 dígitos, em três décadas. Ou precisamente, um IGP-DI de 1.142.332.741.811.850%. Dá para decorar? Perdemos a noção disso porque realizamos quatro reformas monetárias no período e em cada uma delas deletamos três dígitos da moeda nacional. Um descarte de 12 dígitos no período. Caso único no mundo, desde ahiperinflação alemã dos anos 1920. (Joelmir Beting)

Em primeiro lugar, o plano não seria adotado de surpresa, mas sim gradualmente. Em segundo lugar, não iria recorrer a congelamentos, mas a uma “substituição natural” da moeda. Em terceiro lugar haveria uma preocupação com a correção dos desequilíbrios existentes na economia. E finalmente o contexto em que o plano foi adotado era muito diferente: o paíshavia reingressado no fluxo voluntário de recursos externos, a economia estava mais exposta a concorrência, enfim a inserção internacional do país era completamente distinta da vigente dos planos anteriores. O Plano Real enfrentou grandes crises mundiais. Em todas essas ocasiões, o Brasil foi afetado diretamente, devido ao medo que os grandes investidores tinham com mercados emergentes. Em 1º de...
tracking img