Resumo do livro os exploradores de caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA

RITIERI DANILO BRABO


RESUMO DO LIVRO O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2012
O livro “O Caso dos Exploradores de Cavernas” de Lon L. Fuller trouxe à minha apreciação os mais diferentes temas e teorias filosóficas do direito para uma futura dedicação, maior e mais específica, sobre as lógicas de argumentação e entendimento e uma reflexãosobre nossas normas jurídicas.
Sem dúvida alguma, e como já mencionado no livro, é um fato fictício, porém, de um aproveitamento imenso à realidade dos operadores do direito de uma forma geral.
Os infortunados espeleólogos, réus, sob a acusação de terem cometido homicídio, foram condenados como tal, sentenciados ao enforcamento pelo tribunal de primeira instância do “Condado” (comarca para asconcepções brasileiras) de Stowfield. Apelaram, então, os réus, recorrendo para o Tribunal Ad quem, órgão colegiado e competente para julgá-los, em instância superior, para uma possível reformulação da sentença condenatória.
Sendo deferido o recurso pelo tribunal, foram novamente julgados, e cinco votos, os quais deram base ao conteúdo do livro, estão repletos de argumentos bem fundamentados quepromoveram uma ampla análise sobre diversos aspectos do ordenamento jurídico.
A primeira conclusão veio do Presidente do Tribunal, Truepenny C. J., e relatou, nos argumentos de seu voto, todos os fatos relevantes para sua decisão após uma análise circunspecta do caso concreto. Foi observado por ele o transcurso da história do caso, a força e o empenho que os trabalhadores e equipes de resgatefizeram para salvar aqueles que haviam sido colocados, mediante força maior, em situações tão escassas e incertas de sobrevivência; o momento em que, depois de conseguirem um contato com os espeleólogos, naquela situação de cárcere feita de paredes de pura rocha, pois esse é o motivo de estarem ali (um deslizamento de terra provocou a queda de grandes pedras), a equipe de salvamento, formada portrabalhadores, engenheiros, geólogos e outros especialistas, tiveram conhecimento da situação em que se encontravam os exploradores. É importante observar que a lei, aqui, lida com um fato jurídico novo e que deve ser tirada do campo abstrato e aplicada ao caso concreto.
Depreenderam-se grandes esforços, e outros inesperados deslizamentos provocaram mais adiamento para a solução da tragédia e a mortede dez trabalhadores. Em consequência disto, as dúvidas foram aparecendo, tanto para os exploradores, que se encontravam com poucos recursos e rações para sua nutrição, como para a equipe de salvamento, que temia, também, a morte por inanição dos exploradores.
A expedição de resgate conseguiu mais uma vez entrar em contato com os espeleólogos, e Whetmore, um dos exploradores, falou, em nome detodos, inclusive por ele mesmo, com os médicos ali presentes, indagando a estes se se alimentassem da carne de um dentre eles haveria chances de sobrevivência e, por consequência, aguentariam até os dias restantes para o resgate.
A resposta foi positiva e, diante disso, os homens tentaram por intermédio de um jogo de sorte escolher aquele que perderia a vida para que seu corpo servisse de alimentonutricional para os colegas. Um par de dados que, por acaso, estava com Whetmore, foi escolhido para fundamentar tal decisão, porém, quando iriam lançar a sorte, o próprio Whetmore, que havia dado a ideia e manifestado interesse no combinado, recusou-se a aderir a tal procedimento e pediu aos seus colegas que esperassem por mais uma semana para, ulteriormente, tomar essa decisão tão extrema. Logodepois disso, acusaram-no de quebra de boa vontade e continuaram arremessando os dados.
Chegando a vez de Whetmore, os dados foram arremessados por um de seus colegas, que logo perguntou se haveria alguma objeção a fazer sobre o resultado. Whetmore de nada se queixou, sendo infeliz na sorte, seus companheiros consumaram o homicídio e nutriram-se dele.
Após o resgate dos réus, e completada a...
tracking img