Resumo de a quinta disciplina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Quinta Disciplina

A Estrutura Sistêmica

Quando colocadas em um mesmo sistema, as pessoas, mesmo com diferentes perfis, tendem a produzir resultados semelhantes. A estrutura sistêmica diz respeito às inter-relações mais importantes que influenciam o comportamento ao longo do tempo.
Não são inter-relações entre as pessoas, mas entre variáveis-chave, como recursos naturais e produção dealimentos ou as ideias dos engenheiros no desenvolvimento de um produto. Somos prisioneiros das estruturas que desconhecemos.

Por outro lado, aprendendo a ver as estruturas dentro das quais operamos, iniciamos um processo de libertação das forças antes não identificadas e acabamos dominando a habilidade de trabalhar com elas e demandá-las. As empresas e os outros feitos humanos também sãosistemas. Estão igualmente conectados por fios invisíveis de ações inter-relacionadas, que muitas vezes levam anos para se manifestar umas sobre as outras.

A capacidade e o comprometimento de uma organização  em aprender não podem ser maiores do que as de seus integrantes. Os tempos de hoje não são menos perigosos e persistem as mesmas deficiências de aprendizagem, além de suas consequências.
Acreditoque as cinco disciplinas das organizações que aprendem podem atuar como antídotos a essas deficiências de aprendizagem. Mas, primeiro, é necessário enxergá-las mais claramente pois, com assiduidade, elas se encontram perdidas em meio aos violentos eventos do dia a dia.

As Cinco Disciplinas

Domínio Pessoal: Focar seus esforços diretamente nos seus objetivos, praticando constantemente umaprofundamento de suas qualidades  aprendendo com os próprios erros a desenvolver o aprendizado.

Modelos Mentais: Identificar qualidades e defeitos podem influenciar no desenvolvimento do aprendizado. Conhecendo-se melhor, o foco nos defeitos que podem ser melhorados torna-se cada vez mais integrante do seu interior.

Visão Partilhada: Transformar a visão individual em visão compartilhada.Aprendendo a pensar como Organização, quando o organismo (individual) passa a influir no todo.

Aprendendo em Equipe: Para Peter Senge, as equipes e não os indivíduos, são a unidade fundamental de aprendizagem nas organizações modernas. Ou seja, a aplicação da visão compartilhada.

Pensamento Sistêmico: Trata de reconhecer que as empresas e os outros feitos humanos são sistemas, e como tal, seuscomponentes estão conectados por fios invisíveis de ações, que muitas vezes levam anos para manifestar seus efeitos umas sobre as outras. Considerada por Senger como a Quinta Disciplina, a visão do Pensamento Sistêmico é que pode ajudar-nos a reconhecer e aceitar a existência das outras Disciplinas.

A Prática do Pensamento Sistêmico

O pensamento sistêmico é uma disciplina para ver o todo. É umquadro referencial para ver inter-relacionamentos, ao invés de eventos, para ver os padrões de mudança em vez de “fotos instantâneas”.

Hoje, o pensamento sistêmico é mais necessário do que nunca, pois nos tornamos cada vez mais desamparados diante de tanta complexidade. Talvez, pela primeira vez na História, a humanidade tenha a capacidade de criar muito mais informações do que o homem podeabsorver, de gerar uma interdependência muito maior do que o homem pode administrar e de acelerar as mudanças com uma velocidade muito maior do que o homem pode acompanhar.

A prática do pensamento sistêmico começa com a compreensão de um conceito simples chamado feedback, que mostra como as ações podem se reforçar ou equilibrar umas às outras. No pensamento sistêmico, feedback é um conceito maisamplo. Significa qualquer fluxo recíproco de influência. No pensamento sistêmico há o axioma de que toda influência é ao mesmo tempo causa e efeito. Nada é sempre influenciado em apenas uma única direção. O pensamento sistêmico oferece uma linguagem que começa com a reestruturação do modo como pensamos, representa a pedra fundamental que determina como as organizações que aprendem pensam a...
tracking img