Resenha fime 500 dias com ela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS – CESA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROFESSOR: CAMILA GUIMARÃES
PSICOLOGIA GERAL

Resenha Crítica do filme 500 Dias com Ela

Lane Kelly Almeida Silva
Fortaleza/Ce
2012
500 Dias com Ela

O filme 500 Dias com Ela ((500) Days of Summer) conta a história do começo e do fim de um relacionamento amoroso. Um jovem rapaz, Tom Hansen, seapaixona por Summer, uma garota que conheceu no trabalho e ao decorrer do filme presenciamos o desenrolar desse relacionamento, com suas particularidades e de onde podemos tirar algumas semelhanças.
O filme mostra uma sequencia de cenas que narram os fatos ocorridos nos 500 dias. Embora não obedeçam a uma sequencia cronológica fica claro o ordenamento das ações e a compreensão da história. Entre ascenas existe uma tela onde a numeração correspondente é indicada e ao fundo a figura da árvore muda de acordo com a situação vivida pelo personagem principal, quando está tudo bem a árvore está florida, quando as coisas não certo, ela está ressecada e sem folhas.
O enredo gira em torno do comportamento de Tom Hansen em relação a Summer, após várias tentativas de chamar a atenção da garota Tom temsua melhor oportunidade no caraoquê que reuniu os colegas de trabalho inclusive Summer. No dia seguinte, ocorre o primeiro beijo que já delimita o controle de Summer na relação.
As cenas são vistas sob a perspectiva de Tom que constrói em sua mente um relacionamento perfeito, mesmo Summer tendo deixado bem claro desde o inicio que não estava interessada em nada sério e que seria uma relaçãocasual. Contudo, Tom se deixou levar pelas fantasias e ilusões que construía dia-a-dia em sua mente e cada vez estava mais envolvido e dominado pelos encantos de “sua” garota.
Sua irmã caçula conseguia ver de forma clara o que acontecia e sempre aconselhava e tentava alertar Tom sobre o mundo real em que ele estava vivendo na tentativa de desvia-lo um pouco do mundo perfeito que havia construído ao ladode Summer.
A expressão de máxima felicidade de Tom é retratada por uma dança na rua, depois de sua primeira noite ao lado de Summer observar-se que a felicidade é comemorada em grupo através da dança coletiva na rua demonstrando o bem estar individual e social. É a metáfora do ver um passarinho verde. A expressão de tristeza se reflete na cena em que ele aparece jogado na cama comida espalhadasobre a casa, muita desorganização, demonstrando que já havia alguns dias que ele não fazia absolutamente nada, cena clássica da depressão.
Nestes momentos podemos observar o sofrimento e os sintomas do estado depressivo de Tom que incluem humor deprimido, ansiedade, pensamentos de conteúdo negativo, antecipação e sofrimento por fatos que não aconteceram, perda da autoestima, isolamento social,desmotivação etc. Com frequência, todos nós enfrentamos algum tipo de problema, frustração e sofrimento; porém, costumamos identificar o sofrimento humano pelo que nossos olhos contemplam e no filme a visão de Tom não trás nenhuma perspectiva de melhora neste momento. É a depressão na realidade, a mais dramática e mais sofrível experiência humana. Seu sofrimento supera a dor da fome e as angústiascausadas pelas doenças físicas.
Tom acreditava na força do destino, na sinceridade de um amor verdadeiro e naquele momento tudo isso era representado pela figura de Summer até que cena na lanchonete quando ela termina o relacionamento que havia entre eles, destrói o mundo que ele havia criado apenas para os dois levando-o a uma imensa tristeza.
Neste momento Tom parece não mais viver, apenas vegeta,age sem expressão como que de maneira automática deixando transparecer a dor e o desespero advindo dos seus sentimentos mais profundos.
O reencontro no trem através da ajuda do amigo de Tom reanimou o seu espírito de vida e o posterior convite à festa na casa de Summer fez com que renascesse uma ponta de esperança em seu coração.
Em seguida o filme trás um paralelo entre a realidade e as...
tracking img