Resumo de comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento Organizacional

Inicialmente podemos definir Comportamento Organizacional como: o comportamento de uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma equipe, perante seus colegasde trabalho, seus chefes ou seus clientes dentro de uma determinada organização ou dentro do ambiente onde as mesmas trabalham.

O Comportamento Organizacional não depende apenasdo treinamento que o profissional tem na empresa, muitas vezes, ou na maioria delas, o comportamento organizacional decorre por diversos motivos, como por exemplo: problemasfamiliares, problemas pessoais, problemas financeiros, falta de treinamento, por problemas na chefia da empresa ou também por uma educação inadequada.

O Comportamento Organizacionalcompartilha conceitos provenientes da psicologia, sociologia, antropologia e ciência política, visto que a psicologia no comportamento organizacional visa identificar como o profissional seporta em ambientes de liderança, stress no trabalho, desempenho e conflito tanto de interesse como interpessoal. A sociologia contribui com o comportamento organizacional em aspectosrelativos a mudanças no ambiente de trabalho, inovação tecnológica ou estrutura empresarial. Em relação à antropologia sua contribuição afeta a análise objeto do conflito. Já a ciênciapolítica é voltada principalmente para o entendimento do profissional com relação à estrutura organizacional onde o mesmo está inserido, ou seja, está focada no organograma daempresa ou como poder está distribuído.

Contudo, o Comportamento Organizacional é um método cientifico importantíssimo para entender o comportamento do individuo dentro de umaorganização, empresa ou ambiente de trabalho, visto que tal estudo nos fornece uma base razoável de como entender, proceder ou resolver problemas que possa vir a ocorrer dentro da organização.
tracking img