Resumo comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL - ESAB
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS

FERNANDO MESLIN DE FARIAS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Fundamentos do Comportamento Organizacional

RIO DE JANEIRO - RJ

2011

FERNANDO MESLIN DE FARIAS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Fundamentos do Comportamento OrganizacionalResumo crítico-analítico do módulo

de Comportamento Organizacional como complemento a nota da Prova Presencial, ministrada pela Prof.ª Natércia Guimarães Gomide.

RIO DE JANEIRO - RJ

2011

INTRODUÇÃO

No século XXI o ser humano depara-se com diversos desafios e nesta busca para prever, explicar e intervir no comportamento das pessoas enas equipes de trabalhos e nas dificuldades e da mesma forma acontece nas organizações que apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham.

O tema a ser desenvolvido é o Comportamento Organizacional, mostrando as vantagens, permitindo prever, explicar e intervir no comportamento das pessoas e de suas equipes de trabalho nas organizações.

O estudo é amplo, pois este conteúdoainda é novo nos meios acadêmicos e será abordado a história, importância e dimensão, concepções sobre o trabalho, o individuo, percepção e tomada de decisão, falar sobre conflitos, liderança e clima organizacional.

Procurei em minha pesquisa os principais tópicos relacionado ao tema.

No mundo atual lidamos com uma gama de informações e precisamos constantemente decidir e tomar decisões e omesmo acontece nas organizações que precisam formar lideres para enfrentarem e decidirem a melhor estratégia para o problema encontrado.

A bibliografia que serviu de referência para o meu resumo foi a apostila da ESAB do módulo de Comportamento Organizacional de autoria da Msc. Natércia Guimarães Gomide.

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Com o advento da revoluçãoindustrial o mundo passou por grandes transformações em seu modelo de produção abandonando gradualmente os princípios passando para o industrial, com isso o mercado promoveu mudanças na forma administrativa e para se adaptar as novas realidades muitas prosperaram e outras fracassaram. O uso das máquinas transformaram radicalmente a natureza da atividade produtiva através dos tempos, criando um períodoque pode ser considerado mecanicista.
Existem diversos fatores para explicar estas mudanças e a principal e a partir da formação de lideres que as conduzem as pessoas que trabalham nestas organizações sendo por isso que o comportamento organizacional estuda o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações. Na década de sessenta o comportamentoorganizacional tentava compreender a estrutura e o funcionamento das empresas bem como dos grupos e dos indivíduos dentro delas sendo posteriormente considerada como ciência.
O estudo do comportamento organizacional tem sofrido grandes modificações, principalmente na última década no que diz respeito ao estilo de lideranças, ocorrendo quebras de paradigmas, sendo tratadas com uma ótica diferenteabandonando um modelo centralizador, passando a adotar o modelo de delegar poderes. A dinâmica organizacional deve ser analisada sob três prismas: o indivíduo, o grupo e a organização.
O trabalho tem uma relação que se estabelece entre o homem e uma organização, que através da troca de conhecimento ou habilidade, por um valor determinado a partir do poder de entrega e valor agregado. A concepçãosobre o trabalho varia de acordo com o caminhar e a relação sociais dos homens, sendo que quanto maior o capital intelectual, maior será o poder de barganha no que diz respeito a remuneração.
O ser humano é dotado de características que são sua por consequência como pensamentos, linguagem, expressões dentre outras características e pelo fato de que cada indivíduo carrega consigo o formato inteiro...
tracking img