Arquitetura de von neumann

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Restinga.
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTOS DE SISTEMAS
Turno: MANHÃ
Disciplina: FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO
Professor: GLEISON NASCIMENTO













ARQUITETURA DE VON NEUMANN










AlunoS:
ANA PAULA G. S. melo
CLeiton ANDRADE DOS SANTOS
eduardo DELLAGNESE DE AGUIARPORTO ALEGRe - 2012.
AlunoS:
ANA PAULA G. S. melo
CLeiton ANDRADE DOS SANTOS
eduardo DELLAGNESE DE AGUIAR








ARQUITETURA DE VON NEUMANN




Trabalho apresentado ao Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Restinga, como requisitopara a aprovação da disciplina de Fundamentos da Computação.















PORTO ALEGRe – 2012.



SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 4


2. A VIDA DE JOHN VON NEUMANN 4


3. CONCEITOS DA ARQUITETURA DE VON NEUMANN 7


4. ENTENDENDO A OPERACIONALIDADE DA ARQUITETURA DE NEUMANN 9

4.1. SUBUNIDADES E PARTE OPERATIVA DA CPU 9

4.2. CICLOS DA PARTE OPERATIVA DA CPU 114.3. SIMULADOR DE PARTE OPERATIVA 11

4.4. CPU E MEMÓRIA PRINCIPAL 14

4.5. TRANSFERINDO DADOS PARA E A PARTIR DA MEMÓRIA PRINCIPAL 15

4.6. PARTE OPERATIVA COM SIMULADOR DE MEMÓRIA 16

4.7. COMPUTADOR COM PROGRAMA ARMAZENADO 19

4.8. LINGUAGENS DE MÁQUINA 19

4.9. UNIDADE DE CONTROLE 22

4.10. SIMULADOR DO COMPUTADOR COM PROGRAMA ARMAZENADO 25

4.11. A FUNÇÃODOS DISPOSITIVOS DE ENTRADA/SAÍDA 29


5. CONCLUSÃO 30


REFERÊNCIAS 31


1. INTRODUÇÃO

O primeiro computador eletrônico e digital, construído no mundo para emprego geral, foi denominado ENIAC. Era uma máquina gigantesca, pesava cerca de 30 toneladas e consumia uma enorme quantidade de eletricidade, além de ter que ser programado manualmente, ligando e desligando chaves e conectandoe desconectando cabos.
Em 1945, Johann Von Neumann, matemático húngaro, aperfeiçoou consideravelmente a arquitetura inicial e estabeleceu os princípios de operação de um computador eletrônico digital. Estes princípios ficaram conhecidos como arquitetura de Von Neumann e, apesar das mudanças na informática nas últimas décadas, grande parte dos computadores ainda segue a arquitetura de VonNeumann.

2. A VIDA DE JOHN VON NEUMANN
[pic]
Fig.1 John Von Neumann
Neumann János Lajos, filho de Neumann Miksa e de Kann Margit, nasceu em 28 de Dezembro de 1903 em Budapeste, Hungria, no seio de uma família judia abastada. Seu pai, Neumann Miksa (ou Max Neumann, para quem prefere a grafia alemã) era um rico e influente banqueiro húngaro. Tanto que em 1913 comprou um título de nobreza(eram tempos interessantes, aqueles) embora jamais o tivesse usado. Já seu primogênito, János, legítimo herdeiro do título, o adotou e quando passou a grafar seu nome em alemão, agregou a ele o “von”, indicativo de nobreza. E alguns anos mais tarde, vivendo nos EUA (país do qual adquiriu a cidadania em 1937), adotou a grafia John von Neumann, com a qual se tornou famoso.
Desde cedodemonstrou grande brilho intelectual: aos 6 anos de idade gracejava com o pai em grego clássico, sendo também capaz de calcular mentalmente o resultado de operações matemáticas complexas com números de oito algarismos e um dos seus passatempos favoritos era memorizar partes das listas telefônicas.
Em 1911 entrou para o Fasori Gimnázium em Budapeste. Apesar da sua formação escolar, o seu paicontratou tutores auxiliares para lhe permitir uma formação extra mais avançada. Doutorou-se em matemática na Universidade de Budapeste em 1926, tendo-se licenciado em química e em física experimental. No mesmo ano, obteve ainda o grau de Engenheiro Químico pela ETH de Zurique.
John lecionou em Berlin de 1926 a 1929 (começou, portanto, aos 23 anos, tornando-se assim o mais jovem professor em toda...
tracking img