Resgatando valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Titulo do projeto: Resgatando Valores
2- Público- alvo: Crianças e adolescentes abrigados da Fundação Beatriz Gama
3- Instituição de Prática de Estágio: Fundação Beatriz Gama
4- Município/Estado: Volta Redonda/ Rio de Janeiro
5- Responsável Legal pela Instituição Prática de Estágio( Diretor ou Presidente): Vitor Hugo Gonçalves de Oliveira
6- Período de Prática: 05 dias
7- Caracterizaçãoda Realidade: Criada em 17 de julho de 1968, no governo de Sávio Cotta de Almeida Gama. A Lei que regulamentava o atendimento às crianças e adolescentes brasileiros era o Código de Menores. Esta lei previa (entre outras coisas) que uma criança poderia ser retirada do convívio familiar e colocada nos grandes “internatos” da época simplesmente pelo fato de serem pobres, onde geralmente permaneciamaté completarem a maioridade.
Em 1990, o governo Federal criou a Lei 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, e sendo assim a Fundação Beatriz Gama assiste a crianças e adolescente, em situação de risco, vítimas de maus tratos, abandono, abuso sexual, em situação de rua, ou qualquer outra que coloque em risco a sua integridade física, moral ou psicológica, tendo seus atendimentosregulamentados pelo ECA.
Hoje tem à frente da presidência o Dr. Vitor Hugo Gonçalves de Oliveira, como Chefe de Gabinete Enio Baptista, como Diretor Pedagógico Social o psicólogo Paulo Roberto Pacheco Guerra e como Diretor Administrativo Financeiro o advogado Jésus de Paula e a Assessora de Assuntos Educacionais Thelma Thereza Goulart Alves.
A Fundação Beatriz Gama atende crianças, adolescentes e jovens,nos Programas de Abrigo, de Capacitação Profissional Projetos: Nota Dez e PETI e Escolinhas de: futsal, capoeira, tênis, ginástica artística, ginástica rítmica desportiva e dança.
O Programa de Abrigo tem capacidade para atender cerca de 100 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, de ambos os sexos, desenvolvem atividades de convivência familiar, com pequenos grupos, mantendo o vínculo entre osirmãos, em cinco casas lares garantindo toda a assistência nas áreas de educação, saúde física e mental, esporte, cultura e lazer, totalizando cerca de 250 anualmente.
A metodologia de atendimento tem como prioridade a promoção das famílias a fim de que o abrigo seja de fato uma medida temporária e o retorno ao convívio familiar e comunitário sejam o mais breve possível. No processo dedescentralização foram implantados 3 (três) abrigos externos, sendo que atualmente estão em funcionamento apenas os dos bairros Retiro e Siderlândia.
O Programa de Capacitação Profissional é desenvolvido através de atividades Socializantes e Profissionalizantes é desenvolvido através 300 adolescentes e jovens de 14 a 25 anos, por semestre, através de cursos como: informática, jardinagem, maquiagem edepilação, mecânica para autos, padeiro e confeiteiro, artesanato, culinária, silk-creen, pintura em madeira, pintura em parede, manicure e cabeleireiro.
Os Projetos atendem cerca de 100 crianças e adolescentes de 4 a 14 anos em atividades de reforço escolar, esporte, cultura e lazer, em projetos que visam a prevenção quanto ao risco social.
As Escolinhas desportivas contam com uma clientela que atendemcerca de 50 crianças e adolescentes de 7 a 18 anos e contribuem para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes sob o olhar atendo e entusiasta dos professores de Ed. Física e Instrutores. Além disso, adolescentes que já estão treinando no Voltaço. Atendem, em média, 50 crianças/adolescentes ao mês. Além dos projetos destinados às crianças e adolescentes, há também o Projeto Geraçãode Renda destinado aos familiares das crianças e adolescentes atendidos.
A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio da Fundação Beatriz Gama, em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC), lançou (dia 29), no auditório da ACIAP-VR (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda) o programa Família Acolhedora.
Mediante a esse projeto, Volta Redonda...
tracking img