Relatorio equilibrio quimico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Equilíbrio Químico

Introdução

Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo.Teoricamente, toda a reação química ocorre nos dois sentidos: de reagentes se transformando em produtos e de produtos se transformando de volta em reagentes. Contudo, em certas reações, como ade combustão, virtualmente 100% dos reagentes são convertidos em produtos, e não se observa o contrário ocorrer (ou pelo menos não em escala mensurável); tais reações são chamadas de irreversíveis. Há tambémuma série de reações nas quais logo que certa quantidade de produto(s) é formada, este(s) torna(m) a dar origem ao(s) reagente(s); essas reações possuem o nome de reversíveis. O conceito de equilíbrioquímico praticamente restringe-se às reações reversíveis.

Princípios e Regras do Equilíbrio Químico

O princípio necessário para exisitir equilíbrio químico em uma solução é a reversibilidade dareação envolvida. Isto é, a reação ocorre tanto no seu sentido direto como no inverso. 
Reação de ionização da água - Reação direta:  H2O      ⋄    H+ +  OH-
Reação inversa: H+  +  OH-  ⋄  H2O
   Em uma situação de equilíbrio químico, as velocidades das reações direta e inversa são equivalentes. Como consequência, as concentrações de reagentes e produtos permanecerem constantes após umdeterminado intervalo de tempo que pode ser curto ou não. Uma vez representando o equilíbrio químico através do sinal igual ( = ), isso indica que temos duas reações ocorrendo ao mesmo tempo. Chamamosde reação direta aquela que acontece no sentido da produção de produtos.
A outra reação, denominada reação inversa é aquela que ocorre no sentido da produção de reagentes.Ao analisarmos a cinética doequilíbrio químico, podemos verificar a igualdade entre a velocidade da reação direta e a velocidade da reação inversa. Ao mesmo tempo que 1 mol da espécie H2O é consumido na produção de H+ + OH- pela...
tracking img