resgatando valores

Páginas: 10 (2460 palavras) Publicado: 26 de abril de 2014

Universidade Luterana do Brasil
Ensino a Distância









Projeto Resgatando valores












MARACÁS – BAHIA
MARÇO 2009






Universidade Luterana do Brasil - Ensino a Distância
Acadêmica: Jucilene Botelho de Novaes, Mamede
Tipo de Trabalho: Projeto
Título: Educação Infantil
Tutora: Patrícia Leal
Módulo: 06











Projetoapresentado com fins avaliativos da Disciplina Estagio Supervisionado I, Solicitado pela ULBRA- Universidade Luterana do Brasil, Orientado pela Tutora Patrícia Leal Pinheiro




MARACÁS – BAHIA
MARÇO 2009
Apresentação

O ambiente escolar é rico em relações interpessoais e desde a mais tenra idade, as crianças se relacionam umas com as outras neste ambiente. Na educação infantil - de 03 a  05 anos- elas são mais receptivas, não se importam com diferenças entre os colegas, querem brincar, sujar, pular, cantar, gritar, enfim serem crianças.
Todavia, algumas famílias - talvez com intenção de proteger seus filhos - acabam transmitindo a eles certos preconceitos que os distanciam das demais crianças, É bastante comum em ambientes escolares, crianças ricas permanecerem distantes das pobres,loiras distantes das negras, magras distantes das gordas, rebeldes distantes das calmas, serem rotuladas por diferenças religiosas e também por alguma deficiência física ou mental. É importante ressaltar que nessa fase, a maioria das crianças que age dessa maneira, apenas reproduz os ensinamentos familiares, porém com o passar do tempo, ela adota essa conduta por ter aprendido que esta é a melhorforma de se conviver em grupo. É necessário que o professor esteja atento ao comportamento de seus alunos, uma vez que nessa idade há muito que se fazer para reverter  essas atitudes que poderão originar um cidadão altamente despreparado para receber uma pessoa diferente.
Uma instituição educacional que acredita no verdadeiro processo de Inclusão deve promover atividades diárias em que seus alunosdesde a educação infantil, cultivem o respeito, o amor, cidadania, o cuidar de si e do outro, aceitação, companheirismo e tantos outros valores necessários a formação de um cidadão justo. Essas situações devem envolver toda a comunidade escolar, num movimento de reflexão e troca de experiências entre as famílias visando proporcionar conscientizações em torno do processo de se educar uma criançapara atuar numa sociedade inclusiva.
Se a criança pequena souber respeitar e conviver com as diferenças, conseqüentemente será um agente de transformação não somente no ambiente escolar, mas sim numa sociedade inclusiva.





















Justificativa:

O Projeto Resgatando Valores foi planejado para fazer com que nossos educando resgatem através da reflexão de seussentimentos e de suas atitudes sua auto-estima.O projeto Resgatando Valores visa acima de tudo desenvolver a autonomia dos nossos alunos através da busca de questionamentos das situações em que vivemos dentro e for a da sala de aula,resgatando sentimentos como respeito, fraternidade, igualdade, amizade e compreensão.
Através das leituras realizadas e da prática no cotidiano escolar percebemos queo apelo por valores está cada vez mais constante em cada país na medida em que educadores, pais e até mesmo as crianças encontram-se sensivelmente afetados pela violência e outros problemas crescentes que implicam na falta de coesão social.











Fundamentação Teórica
Na sociedade transtornada da qual fazemos parte, os valores universais mostram-se cada vez mais como o pilarfundamental para a convivência humana, pois dizem respeito às necessidades permanentes das pessoas e dirigem-se diretamente aos nossos anseios mais profundos. Somos seres carentes e, mesmo sem saber, buscamos valores permanentes, valores que não têm preço, valores que têm alma.
A educação em valores universais é a base da cidadania, pois desde cedo possibilita que as crianças saibam respeitar-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resgatando valores
  • RESGATANDO VALORES
  • Projeto resgatando valores
  • RESGATANDO VALORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Os valores: resgatando o que nos torna humanos
  • Projeto resgatando valores
  • resgatando valores culturais de uma escola
  • Resgatando valores na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!