Resenha, O Nome da Rosa

‘O nome da rosa’ é um romance do escritor italiano Umberto Eco. O filme é uma narrativa policial. E foi lançado no ano de 1980. Foi este romance que deixou Umberto Ecoconhecido mundialmente.
O filme conta uma história que se passa no ano de 1327 em um mosteiro italiano. William de Baskerville é um monge que está sempre acompanhado de um noviço chamado Adso VonMelk, estes chegam ao mosteiro com o dever de participar de uma assembléia onde seriam tomadas decisões a respeito do dinheiro da igreja.
Porém, começam a ocorrer supostos assassinatos que muitosnomeavam como obras do demônio. Mas William de Baskerville não acredita nessa história, e começa a investigar. Vai assim chegando a curiosas conclusões, mas é então que chega o Grão-Inquisidor BernardoGui, disposto a torturar a todos os suspeitos de terem cometido assassinatos em nome do demônio.
Como Bernardo Gui não gosta de William de Baskerville, que é ex-inquisidor, o coloca no topo de sualista de diabolicamente influenciados. Porém William de Baskerville não se deixa abalar, e segue com as investigações. Ele descobre que os mortos são encontrados com a ponta da língua e dos dedos roxos.No final da história William de Baskerville descobre que todos haviam morrido envenenados, e não assassinados como era dito. Eles eram envenenados ao folhear o livro proibido que a igreja escondiaem uma biblioteca constantemente vigiada. Assim, quem ousasse ler o livro, morreria envenenado antes de informar o conteúdo da leitura.
O filme mostra nitidamente que a igreja desejava manter opoder absoluto, controlando assim o direito de liberdade das pessoas. A igreja não aceitava que qualquer pessoa tivesse acesso a seus dogmas, e se alguém fosse contra, questionasse ou simplesmenteduvidasse de sua veracidade, era imediatamente torturado pela Inquisição.
É um filme que retrata exatamente como era a alguns anos atrás, pois havia muito preconceito e desigualdade. A igreja quer ser... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Resenha, o nome da rosa. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-o-Nome-Da-Rosa/526167.html

MLA

"Resenha, o nome da rosa" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-o-Nome-Da-Rosa/526167.html>.

MLA 7

"Resenha, o nome da rosa." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-o-Nome-Da-Rosa/526167.html>.

CHICAGO

"Resenha, o nome da rosa." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-o-Nome-Da-Rosa/526167.html.