Resenha o nome da rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Luterana de Teologia – FLT
Curso: Bacharelado em Teologia
Disciplina: Filosofia Clássica
Professor: Eduardo Silva
Turma: Teo03
Estudante: Cassiano da Silva Ricardo
Atividade: ResenhaCrítica do Filme “O Nome da Rosa”


O filme “O Nome da Rosa” retrata, em sua maior parte, a história de uma investigação baseada em uma série de assassinatos ocorridos em um monastério da Idade Média.Alguns monges são encontrados mortos com os dedos e língua roxa. Sem qualquer explicação aparentemente racional, essas mortes são atribuídas, pelos monges locais, a uma causa sobrenatural e demoníaca, écitado até mesmo o cumprimento de profecias apocalípticas.
Um monge da ordem franciscana, Willian de Baskervile chega ao monastério e junto com seu assistente Adso têm a finalidade de participar de umconclave que deve decidir se a Igreja deveria doar parte de sua riqueza; porém, impulsionado pelos assassinatos ocorridos Willian decide investigar o caso.
Apaixonado pela ciência da reflexão e dalógica o monge franciscano utiliza métodos dedutivos. Atento aos detalhes, Willian percebe o que até então era invisível aos olhos dos demais monges frequentadores do mosteiro, que agiam influenciadospor uma visão mística e inexplicável. Inicia-se então uma verdadeira aventura mergulhada em investigações, interrogações e questionamentos impulsionada pela postura humanista e racional por parte doinvestigador.
Outro detalhe que chama a atenção no mosteiro, além de sua atmosfera sombria, era a existência de uma biblioteca gigantesca, que mais parecia um labirinto devido ao seu tamanho e forma.Nota-se também durante a apresentação do filme que poucos monges tinham acesso a essa biblioteca, onde possivelmente eram guardadas obras sacras e profanas aos olhos do cristianismo. A biblioteca alémde secreta era defendida por um guardião que agia em nome do abade do mosteiro, o que restringia ainda mais o acesso de Willian ao seu acervo.
Dentre os personagens da dramaturgia também se...
tracking img