Resenha taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CEFET

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PRINCÍPIOS DE AMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

NOME: Carolina Marques de Oliveira
1o Período

Belo Horizonte
Dezembro
2012

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Frederick W. Taylor nasceu em Germantown, Filadélfia, Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, no ano de 1856. Taylor pertencia à classe média, sendo sua situação financeira razoável, onde lhepermitiu estudar em colégios americanos consideráveis. Não conseguiu iniciar a faculdade de Direito, sendo assim, aos 18 anos ele ingressa em uma oficina mecânica, perto de sua casa, iniciando o seu longo caminho na área de produção industrial.

A obra sob comento é produto de anos de pesquisa do autor na área de produção industrial. Sendo o principal objetivo do uso desta ciência trazerprosperidade ao patrão e ao empregado.

A introdução do livro é iniciada pela fala do Presidente Teodoro Roosevelt sobre eficiência. A procura de homens eficazes, para todos os cargos, segundo Taylor, deveria ser o foco principal dos homens dos sistemas de organização.

Em Fundamentos da Administração Científica, Taylor vai afirmar que as indústrias de sua época padeciam de males que poderiam seragrupados em três fatores. Primeiro: vadiagem sistemática por parte dos operários, que reduziam propositadamente a produção a cerca de um terço da que seria normal, para evitar a redução das tarifas de salários pela gerência. Haveria três causas determinantes da vadiagem no trabalho, que podem ser assim resumidas: 1- O erro que vem de época imemorial e quase universalmente disseminado entre ostrabalhadores, de que o maior rendimento do homem e da máquina terá como resultante o desemprego de grande número de operários; 2- O sistema defeituoso de Administração, comumente em uso (iniciativa e incentivo), que força os operários à ociosidade no trabalho, a fim de melhor proteger os seus interesses; 3- Os métodos empíricos ineficientes, geralmente utilizados em todas as empresas, com os quais ooperário desperdiça grande parte do seu esforço e do seu tempo.

Segundo: desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização de cada tarefa. Terceiro: falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho.
Para resolver tais questões a substituição dos métodos empíricos pelos científicos é de suma importância para se obter um melhor resultado,fica claro isto quando a economia de tempo e o consequente acréscimo de rendimento fica notável entre as análises de produção. Para se chegar em tais resultados o minucioso estudo de tempo e movimento, feito por pessoas competentes, é necessário.

É proposto a divisão de responsabilidades entre a direção e o trabalhador. Pois sem o auxílio dos colaboradores e chefes, a compreensão da ciência pelosoperários seria ineficaz. Os diretores devem chamar a si maior soma de responsabilidades do que, sob condições comuns, são atribuídas á direção.
O sistema de iniciativa e incentivo convive com essa má distribuição de responsabilidades entre as partes, e há vários registros sobre os péssimos resultados, onde o operário age de maneira “livre” podendo executar a mesma tarefa de diversas maneiraspossíveis.

A lei de iniciativa e incentivo, citada diversas vezes pelo o autor para distinguir e comparar ao sistema de administração científica, é um método onde induz o trabalhador a usar atividade, o melhor esforço, os conhecimentos tradicionais, a habilidade, a inteligência e a boa vontade no sentido de dar o maior rendimento possível ao patrão. O principal problema dessa administração é quese espera a “iniciativa" do trabalhador em cooperar com a produção, onde já vimos que essa “boa vontade” nem sempre é realizada pela maioria dos trabalhadores.

Taylor desenvolveu os Princípios da Administração que seriam basicamente:
1- Planejamento: Desenvolver uma ciência para cada elemento do trabalho que substitua os métodos empíricos.
2- Preparo: Selecionar cientificamente,...
tracking img