Resenha sobre a obra de taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A obra Os Princípios da Administração Cientifica de Frederick Wislow Taylor propõe a idéia de encararmos a administração como uma ciência. Nessa obra o autor tenta provar que sua teoria pode seraplicada a qualquer tipo de empresa obtendo sucesso. A preocupação com redução de custos e aumento na produtividade são as principais razões do estudo de Taylor. A parte central dessa obra trata dastécnicas de Racionalização do Trabalho baseada no estudo de Tempos e Movimentos onde o autor demonstra em exemplos práticos a forma correta de aplicar sua teoria em empresas e fábricas assim garantindomaior produção e redução de custos. Através dos problemas detectados por Taylor nas fábricas como, vadiagem no trabalho, desconhecimento das tarefas e falta de uniformidade nas técnicas, Taylordesenvolveu a Organização Racional do Trabalho que consistia em um conjunto de princípios onde o autor mostrava em exemplos práticos como desenvolver sua ciência dentro das fabricas e empresas.
Sempre pondo osistema acima das pessoas Taylor pensava que os funcionários da frente de produção precisavam apenas seguir as regras de sua teoria científica a fim de alcançar os resultados esperados não precisandopensar nem opinar na melhor maneira de desenvolver suas atividades. Notando, o que era chamado por ele como vadiagem no trabalho, Taylor percebeu que muito dos funcionários faziam suas tarefas demodo demorado, acerca de, ludibriar seus chefes quanto à capacidade produtiva que poderiam desenvolver assim criando regras que deveriam ser seguidas rigorosamente tornando totalmente mecanizado o modode trabalhos de seus funcionários.
Toda sua obra tem como ápice a ORT – Organização Racional do Trabalho onde pode se destacar alguns princípios. A análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentosfoi imprescindível para a redução de custos e maior produção nas fábricas, pois com esse estudo Taylor percebeu que calculando o tempo necessário para se fazer determinada atividade e estudando...
tracking img