Como construir como menor impacto ambiental e social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES SANTO AGOSTINHO
CURSO: aRQUITETURA

COMO CONSTRUIR COM MENOR IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL

AUTORES: ANDERSON DE OLIVEIRA COLARES
GRACIELE MAGALHÃES
PROFESSORA: KAREN TORRES CORREIA LAFETÁ DE ALMEIDA

Montes Claros/2012

COMO CONSTRUIR COM MENOR IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL

JUSTIFICATIVA

O tema proposto tem como intuito demonstrarcomo a arquitetura sustentável tem um peso certamente crescente e determinante na sociedade. A eficiência energética, a manutenção, o aproveitamento de estruturas pré-existentes, o uso de materiais ecologicamente corretos são parâmetros a serem observados e utilizados durante uma obra civil, para que não ocorram prejuízos para o meio ambiente nem para comunidade. Tendo em vista que a questãoambiental vem ganhando abrangência no contexto global, especialmente quanto à capacidade de definirem sustentabilidade.
Este é o nosso foco nesta pesquisa. Até onde devemos ir e como devemos prosseguir para concretizar nossos projetos, com o menor impacto possível, tanto no social quanto no ambiental.
O projeto tem por intuito levantar a questão da importância do tema Arquitetura sustentável, comdestaque para as questões ambientais.

PROBLEMA

Diante dos problemas causados pela degradação ao meio ambiente, através do uso excessivo de materiais não reutilizáveis, da invasão ao meio ambiente com obras extremamente exageradas e nada viáveis ao meio, é que passamos a pensar como mudar esse padrão, para que materiais necessários a nossas vidas como a agua, a energia, a terra, sejamutilizadas de forma que não tenhamos prejuízos nem perda de algum elemento importante para a nossa sobrevivência no meio em que vivemos.
Poderíamos reutilizar a agua que consumimos, e / ou gerar energia de forma mais viável e menos agressiva ao ecossistema?
Sendo assim, a construção civil pode ser realizada com menor impacto social e ambiental?

OBJETIVOS

Geral
Demonstrar o quanto asustentabilidade não se restringe ao mercado da construção civil, e como há formas diversas de aplicá-la na arquitetura, além de ser muitas vezes de boa qualidade, bonita, acessível e menos agressiva ao meio ambiente.

Específicos
* Comprovar como se pode construir com menor impacto social e ambiental.
* Beneficiar o meio ambiente, garantindo o bem estar do usuário.
* Prever a redução no consumo deagua e uma gestão inteligente destes recursos, através de tecnologias de reutilização da agua.
* Obter eficiência energética, utilizando recursos naturais para ventilação e iluminação, através de painéis solares e energia eólica.

REFERENCIAL TEORICO

A sociedade consumista de hoje, leva a observarmos um mundo de abundância, assim como de escassez. Acostumados a denunciar os problemasrelativos à carência de material que cresce no mundo, nos esquecemos de que aqueles que estão incluídos neste sistema, também produzem faltas e carência e por isso a necessidade de vincular excesso e falta unindo ricos e pobres (PORTILHO, 2005).
A polêmica sobre o desperdício, o luxo, a opulência (ostentação), o hedonismo (busca pela satisfação) não é uma critica apenas da década de 60 do século XX;trata- se de um assunto que vem sido discutido há mais de dois mil anos. Segundo Portilho (2005), a partir do chamado novo ambientalismo surgem novos argumentos contra os hábitos ostensivos, hedonistas e consumistas, deixando evidente que o padrão de consumo das sociedades ocidentais modernas, além de socialmente injustos moralmente indefensáveis, como são criticados, são ambientalmenteinsustentáveis. A exclusão se tornou mais clara, uma vez que a crise ambiental evidenciou que seus sistemas de sustentação não podem incorporar a todos no universo de consumo em função da finitude dos sistemas naturais. Por um lado o ambiente natural sofre com a exploração excessiva, por outro essa exploração não é bem repartida e apenas a minoria da população se beneficia da riqueza natural.
As...
tracking img