Renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Renascentismo

Condições Históricas Gerais:
No período entre os séculos XI e XIV, caracterizado como a Baixa Idade Media o Ocidente europeu assistiu a um processo de ressurgimento do comercio e das cidades.
O estabelecimento de contatos constantes e intensos com o Oriente iniciou-se através das Cruzadas.
Surgiram as grandes cidades (burgos), tornadas centros de produção artesanal eentrepostos comerciais; feiras internacionais de comercio, em que a participação era intensa e os negócios vultosos; as primeiras casas bancarias; a Europa Ocidental passou a ser cortada por caravanas de mercadores em todas as direções.
Por volta do século XIV, todo esse processo de crescimento entrou em colapso. Os fatores que tem sido apontado pelos historiadores como os principais responsáveis por esserefluxo do desenvolvimento econômico são: A Peste Negra, a Guerra dos Cem Anos e as revoltas populares.

O Renascimento:

O Renascimento, Renascença ou Renascentismo, foi um movimento intelectual e cultural que iniciou na Itália, por volta do século XIV, como resultado das relações comerciais entre mercadores italianos de Veneza e Gênova com bizantinos e árabes. Mas, não ficando restrita àPenínsula Itália, o movimento logo se espalhou por toda Europa. Recebeu esse nome porque seus integrantes buscavam a redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. Acreditando herdar tradições antigas, o que esses homens fazem é produzir um mundo novo, e isto num sentido tambémliteral: favorecidos pelo desenvolvimento sem precedentes da ciência e da técnica aventuram-se para além das terras conhecidas e, culminando o chamado "ciclo das navegações" e descobrimentos", chegam ao "Novo Mundo" - que passaria a integrar, na qualidade de colônias, o sistema econômico e político da Europa. 
Ao entrarem em contato com o pensamento racionalista grego, os renascentistas romperamdefinitivamente com a visão de mundo religiosa e supersticiosa da Idade Média.
A idéia de mudança dos renascentistas foi muito bem pensada, onde existiam obras românticas feudais e religiosas, eles aos poucos foram introduzindo as artes renascentistas, como estatuas de seus lideres e fundadas em lugares públicos como as praças e ruas, também mudaram a forma de arquitetura de suas construções e aospoucos foram ditando a nova era.
Assim, a principal característica do movimento renascentista foi sua busca por
compreender a humanidade como um todo. Essa preocupação orientou o desenvolvimento das ciências, da política, das artes e até da religião que passaram a colocar o ser humano no centro de suas pesquisas (antropocentrismo, do grego, antropos = ser humano). Por isso, a ideologia surgidano centro do movimento ser chamada de Humanista.

O Renascimento Artístico:
O grande veículo de divulgação das ideias renascentistas foi sem dúvida a arte. Numa época onde poucos sabiam ler e escrever, os renascentistas souberam como poucos utilizar as artes como veículo de divulgação de suas ideias humanistas.Junto com o renascimento cultural nascia o antropocentrismo, que era a idéia de “Ohomem ser o centro do pensamento filosófico” , ao contrario do teocentrismo, a idéia de “Deus no centro do pensamento filosófico” .

Manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da península Itálica e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental, impulsionado pelo desenvolvimentoda imprensa por Johannes Gutenberg. A Itália permaneceu sempre como o local onde o movimento apresentou maior expressão, porém manifestações renascentistas de grande importância também ocorreram na Inglaterra, Alemanha, Países Baixos e, menos intensamente, em Portugal e Espanha, e em suas colônias americanas.
A pintura renasceu como uma forma de interpretar a realidade, fazendo que ao ver o...
tracking img